Cuito – O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, trabalhou hoje, sexta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, no âmbito de uma visita de fiscalização e supervisão das instituições deste subsistema de ensino nesta região centro/sul do país.
Após um encontro com o governador do Bié, Pereira Alfredo, o secretário de Estado deslocou-se à Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), uma instituição privada, fruto de uma parceria entre a Fundação Universitária Iberoamericana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euroafricana.
Eugénio Adolfo Alves da Silva informou que o ministério prevê, até Junho deste ano, aprovar seis novos cursos que a UNIC quer implementar, visando assegurar mais oferta de graduados em várias áreas do saber no país.
Trata-se dos cursos de ensino primário, engenharias de telecomunicações, minas, tecnologia alimentar, agrárias e alimentares e da psicologia.
O secretário de Estado do Ensino Superior visitou ainda a Escola Superior Pedagógica do Bié e as futuras instalações do Instituto Superior Privado Mualaka, na comuna do Cunje.
O Bié possui cinco instituições do ensino superior, sendo três privadas e duas públicas.
As privadas são Instituto Superior Politécnico Ndunduma, Instituto Superior Politécnico do Cuito e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que juntas agrupam aproximadamente 10 mil estudantes nos variados cursos.
Já a nível do ensino superior público, existe o Instituto Superior Politécnico do Bié e a Escola Superior Pedagógica do Bié, que albergam quatro mil 636 estudantes, com 161 docentes.JEC/PLB