Ondjiva - O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, reafirmou segunda-feira, na cidade de Ondjiva (Cunene), a aposta do Governo na melhoria da qualidade de ensino nas universidades públicas e privadas do país.
Em declarações à imprensa, no âmbito de uma visita de trabalho de 24 horas ao Cunene, Eugénio da Silva disse que o departamento ministerial vai continuar a trabalhar de modo a melhorar o funcionamento das instituições académicas, garantindo infra-estruturas dignas, laboratórios funcionais, bibliotecas e recursos humanos capazes, entre outros procedimentos que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Relativamente ao funcionamento do Instituto Politécnico de Ondjiva (única instituição do ensino público na província), disse que a mesma funciona com algumas debilidades infra-estruturais, insuficiências e carências laboratoriais, que a seu tempo serão revertidas.
Na ocasião, o responsável informou que brevemente será feito o lançamento da primeira pedra para a construção do novo Campus Universitário do Cunene, instituição que vai garantir melhores condições de ensino e conferir credibilidade e confiança à sociedade.
“A entrada em funcionamento deste Campus Universitário poderá levar três a cinco anos, uma vez que o plano contempla várias etapas, entre as quais a garantia de financiamento, contratualização das empresas construtoras, execução e depois início de funcionamento”, realçou.
Em relação à visita, explicou que visa radiografar o funcionamento das instituições de ensino superior na região, sobretudo a gestão dos cursos, cumprimento dos regulamentos e da legislação em vigor.
A agenda de Eugénio da Silva reserva visitas e encontros com o corpo directivo e comunidades académicas dos institutos superiores Privado Rei Luhuna e Politécnico de Ondjiva, afecto à Universidade Mandume Ya Ndemufayo.FI/LHE/MCN