Saurimo -O director do gabinete provincial da Educação da Lunda-Sul, Perfeito Candodolo, destacou, neste sábado, em Saurimo, a importância da prática desportiva na promoção da inclusão escolar e contribuição no desenvolvimento integral do aluno, em todas as fases da vida.
Falando na abertura da 13ª edição dos jogos municipais escolares, que decorre de 15 de Fevereiro a seis de Março do corrente ano, sob o lema “Mais desporto e saúde, comemoramos os 50 anos da Independência Nacional”, sublinhou que o desporto escolar na sua dimensão autónoma, democrática e participativa estimula o pleno exercício da cidadania.
Lembrou que através da actividade física e do desporto escolar desenvolve-se hábitos de convivência sã e elimina-se o fenómeno violência, tendo em atenção que a escola constitui um espaço de cultura e paz.
Fez saber que o Ministério da Educação tem o desporto escolar como um recurso, para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas.
Participam do certame 23 equipas, de 18 escolas e envolve 388 alunos do segundo ciclo de ensino, entre públicas e privadas, dos municípios do Dala, Saurimo, Cassengo e Muriege, numa única modalidade de futebol 11feminino e masculino.
Sem revelar prémios, o primeiro classificado de cada escalão vai representar a Lunda-Sul, nos Jogos provinciais e no zonal leste que decorrerá no Moxico, posteriormente a fase nacional.MG/JW/MAG