Malanje- O director do Instituto Nacional de Educação Especial (INEE), Laureano Sobrinho, disse hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o Executivo tem investido e prestado mais atenção nos últimos tempos ao ensino especial, com vista a inclusão escolar de pessoas com deficiências.
De acordo com o responsável, esta estratégia passa pela adopção de várias políticas públicas integradoras e articuladas entre o Ministério da Educação, parceiros sociais e Agências das Nações Unidas na implementação de acções voltadas aos princípios igualitários de educação para todos, envolvendo escolas, professores e alunos.
Falando no acto de abertura da I Conferência Nacional do II ciclo de Conferências sobre boas práticas no domínio da educação inclusiva, Laureano Sobrinho reiterou que, o Executivo está interessado em promover um ensino especial de qualidade em todo o país, daí a aposta neste domínio.
“Esta Conferência demonstra o interesse do Executivo em promover a partilha de boas práticas no domínio da educação inclusiva”, frisou, acrescentando que este desafio implica competências e profissionalismo face a realidade do país neste quesito.
Fez saber que fruto desta estratégia, o acesso e a inclusão de pessoas com deficiências tem ganhado interesses das famílias em mandar os filhos às escolas especiais, embora muito há ainda por se fazer no que toca a consciencialização das pessoas para a concretização dessa prática.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, considerou o evento como oportunidade para elucidar as famílias sobre o direito à educação, independentemente de quaisquer tipos de diferenças físicas.
“A educação especial é uma modalidade de ensino transversal, que disponibiliza recursos específicos para atendimento aos alunos com deficiência, afastando todas as possibilidades discriminatórias que possam advir do ambiente escolar ou familiar”, realçou.
Entretanto, apelou a todos os agentes de educação a enfrentar os desafios de garantir um atendimento educativo especializado aos alunos, fazendo jus a missão do professor de educar a sociedade.
A Conferência terá duração de dois dias e visa promover a partilha de boas práticas sobre o ensino especial, bem como analisar o nível de funcionamento da educação inclusiva em Angola.
No encontro serão discutidos os desafios e avanços da política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar, transversalidade das políticas públicas, boas práticas no domínio da educação inclusiva, entre outros aspectos.
O evento conta com participação de agentes de ensino normal e especial das províncias de Cabinda, Zaire, Uíge, Lunda norte, Lunda sul, Malanje, Cuanza norte, Bengo e Luanda e enquadra-se no âmbito da implementação da política nacional de educação especial orientada para a inclusão escolar. NC/PBC