Luanda - A secretária de Estado para o ensino secundário, Soraya Kalongela, apontou, esta sexta-feira, em Luanda, o uso da tecnologia na promoção do desenvolvimento social e económico, com vista a aumentar a eficácia, eficiência e produtividade em diversos sectores.
Ao intervir na abertura da terceira edição do Fórum de Tecnologia e Educação (FTE), a responsável enfatizou que actualmente as tecnologias têm revolucionado todas áreas, desde a educação, saúde, agricultura, transportes, telecomunicações e a ciência.
Referiu que essa potencialidade da tecnologia possibilita a criação de novos serviços e produtos que facilitem a comunicação e a cooperação global entre pessoas e empresas.
Avançou que tendo em conta estas valências, o Governo angolano tem trabalhado, de forma atenta e estratégica, na definição e adopção de medidas de políticas que têm conferido prioridade absoluta ao sector da educação, com o propósito de acelerar o desenvolvimento do capital humano do país.
Segundo a secretária, essa medida demonstra o compromisso do Executivo com a resolução das principais aspirações da juventude, no geral, e dos estudantes, em particular, com vista a muni-los de competências que se ajustam às exigências do mundo moderno.
Como exemplo tácito da referida aposta, Soraya Kalongela apontou ainda os investimentos do Governo em termos de construção de infra-estruturas com equipamentos, formação e contratação de professores no sector da educação para alargar o acesso e melhorar a qualidade de ensino.
"O Executivo, através do Ministério da Educação, está a apetrechar as escolas com recursos tecnológicos para permitir a digitalização dos serviços da educação, no âmbito do Programa de Modernização do Ensino que visa digitalizar a educação e massificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”, evocou.
Sublinhou que Tecnologia e a Educação se tornam pilares fundamentais que estimulam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, preparando as sociedades para os desafios e oportunidades do presente e do futuro.
Sobre o fórum, a secretária de Estado considera ser uma arena de intercâmbio científico que reúne respostas para os grandes e múltiplos desafios do país, ligado ao desenvolvimento do sector da educação, ciência e tecnologia.
No seu entender, a tecnologia optimiza os processos produtivos, simplifica os serviços e promove a segurança dos profissionais, tornando a vida menos laboriosa e mais produtiva e qualitativa.
Neste contexto, continuou, a educação torna-se a chave para desbloquear potencial dessas inovações, garantindo que todos possam desfrutar dos seus benefícios e contribuir para uma sociedade mais equitativa e avançada.
O FTE é um evento de referência em Angola. Promove a inovação e o desenvolvimento no sector da educação, com foco na qualificação do capital humano.
O evento ocorrerá de 27 a 29 de Novembro de 2024, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda. AMC/SEC