Saurimo – A Escola Técnica Agrária da Lunda-Sul, vai a partir do ano lectivo 2024/25, que arranca no dia 2 de Setembro, ministrar cursos de produção vegetal, gestão animal e recursos florestais.
A única instituição de ensino vocacionada à formação agrária na Lunda-Sul, matriculou um total de 66 novos alunos, dos 100 previstos, para os cursos de agronomia geral, veterinária, piscicultura, aquicultura, produção vegetal, gestão animal e recursos florestais.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Educação na Lunda-Sul, Perfeito Candondolo, sublinhando que as 100 vagas não foram preenchidas porque “há pouco interesse dos jovens”, que preferem cursos ligados a minas.
Apelou aos pais no sentido de orientarem os filhos para os cursos técnicos, tendo em conta a escassez de quadros com qualificações técnicas em várias especialidades, com realce para agricultura.
Perfeito Candondolo disse que até ao momento os institutos técnicos da Lunda-Sul matricularam 12.150 alunos nos cursos de informática, autarquia, contabilidade e gestão, Recursos humanos, construção civil, electricidade, agronomia geral, veterinária, piscicultura, aquicultura, produção vegetal, gestão animal e recursos florestais.
No total, foram matriculados 239 mil e 59 alunos em todos os subsistemas de ensino, sendo 142 mil e 830 do ensino primário, iniciação (31.407), magistério (3.132), ensino técnico profissional (12.150), liceu (4.455), primeiro ciclo (27.270).
Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram matriculados um total de 17.815 alunos.
Estão disponíveis 185 escolas, um total de mil e 970 salas de aulas, bem como cinco mil e 32 professores. JW/HD