Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Responsável admite superação de barreiras educacionais 

     Educação              
  • Luanda • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 19h28

Luanda – O director-geral da Chimuma Comunicação, Zacarias Konkela, admitiu, esta quarta-feira, em Luanda, que a transformação digital em Angola já demonstra ser uma poderosa aliada na superação das barreiras educacionais no país.

O responsável admitiu o facto ao falar no terceiro Fórum de Tecnologia e Educação (FTE), tendo sublinhado que isso proporciona a realidade de ensino à distância.

Apontou que as ferramentas como inteligência profissional, a implementação da Escola 42 Luanda e os investimentos do Executivo na área da tecnologia como parte de ciência são oportunidades para construir um sistema educativo mais inclusivo e eficiente, pronto para formar as próximas gerações.

“Neste percurso reconhecemos os esforços do Governo angolano na modernização da educação e na promoção da tecnologia”, expressou.

Sublinhou que a iniciativa do Ministério da Educação em digitalizar mais de 11 mil escolas a nível nacional é uma demonstração clara que Angola está alinhado com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

Em relação ao FTE que empresa está promover, salientou ser uma visão para um futuro onde a educação e a tecnologia caminham lado a lado, impulsionando o desenvolvimento de Angola por meio do capital humano.

Por seu turno, o director nacional das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Matias Borges, Informou que o Governo angolano está a implementar uma série de projectos visando a transformação e a selecção digital do país, do alcance para educação dos jovens.

Dentre vários, fez alusão aos projectos Angola Online, Angola Digital, Conect Angola, Rede de Media Tecas e outros.

No seu entender, a aposta das tecnologias de informação e comunicação significa planear o futuro e transformar gerações vindouras.

Realçou ainda que as tecnologias possibilitam a conexão, o acesso para todas as pessoas e assumem uma posição estratégica de capacidade.

Disse servirem de soluções para o aumento da produtividade, da competitividade, do crescimento económico das famílias e do país em geral, por estimularem a emergência de novos serviços que promovem o envolvimento e a integração das populações que vivem em áreas remotas.

Esta edição adopta o lema "Planear o Futuro e Transformar Gerações" e reúne especialistas, educadores, estudantes, empresários e representantes governamentais para discutir as últimas tendências e soluções tecnológicas aplicadas à educação.

O objectivo do FTE é promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na educação em Angola, fortalecendo o ecossistema de tecnologia e educacional.

O evento busca capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas para transformar gerações, fomentar a qualificação do capital humano, facilitar o diálogo entre sectores públicos e privados e promover a adopção de novas metodologias educacionais e tecnológicas.

A actividade está a ser promovida pela Chimuma Comunicação, em parceria com o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTIIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

O evento ocorrerá até 29 de Novembro de 2024, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

Em 2023 a segunda edição atraiu mais de quatro mil participantes e alinhou-se com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável número quatro da Organização das Nações Unidas, ao focar numa educação inclusiva e de qualidade. AMC/SEC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+