Luanda – O director-geral da Chimuma Comunicação, Zacarias Konkela, admitiu, esta quarta-feira, em Luanda, que a transformação digital em Angola já demonstra ser uma poderosa aliada na superação das barreiras educacionais no país.
O responsável admitiu o facto ao falar no terceiro Fórum de Tecnologia e Educação (FTE), tendo sublinhado que isso proporciona a realidade de ensino à distância.
Apontou que as ferramentas como inteligência profissional, a implementação da Escola 42 Luanda e os investimentos do Executivo na área da tecnologia como parte de ciência são oportunidades para construir um sistema educativo mais inclusivo e eficiente, pronto para formar as próximas gerações.
“Neste percurso reconhecemos os esforços do Governo angolano na modernização da educação e na promoção da tecnologia”, expressou.
Sublinhou que a iniciativa do Ministério da Educação em digitalizar mais de 11 mil escolas a nível nacional é uma demonstração clara que Angola está alinhado com os objectivos de desenvolvimento sustentável.
Em relação ao FTE que empresa está promover, salientou ser uma visão para um futuro onde a educação e a tecnologia caminham lado a lado, impulsionando o desenvolvimento de Angola por meio do capital humano.
Por seu turno, o director nacional das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Matias Borges, Informou que o Governo angolano está a implementar uma série de projectos visando a transformação e a selecção digital do país, do alcance para educação dos jovens.
Dentre vários, fez alusão aos projectos Angola Online, Angola Digital, Conect Angola, Rede de Media Tecas e outros.
No seu entender, a aposta das tecnologias de informação e comunicação significa planear o futuro e transformar gerações vindouras.
Realçou ainda que as tecnologias possibilitam a conexão, o acesso para todas as pessoas e assumem uma posição estratégica de capacidade.
Disse servirem de soluções para o aumento da produtividade, da competitividade, do crescimento económico das famílias e do país em geral, por estimularem a emergência de novos serviços que promovem o envolvimento e a integração das populações que vivem em áreas remotas.
Esta edição adopta o lema "Planear o Futuro e Transformar Gerações" e reúne especialistas, educadores, estudantes, empresários e representantes governamentais para discutir as últimas tendências e soluções tecnológicas aplicadas à educação.
O objectivo do FTE é promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na educação em Angola, fortalecendo o ecossistema de tecnologia e educacional.
O evento busca capacitar os participantes com conhecimentos e ferramentas para transformar gerações, fomentar a qualificação do capital humano, facilitar o diálogo entre sectores públicos e privados e promover a adopção de novas metodologias educacionais e tecnológicas.
A actividade está a ser promovida pela Chimuma Comunicação, em parceria com o Ministério das Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTIIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
O evento ocorrerá até 29 de Novembro de 2024, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.
Em 2023 a segunda edição atraiu mais de quatro mil participantes e alinhou-se com o objetivo de Desenvolvimento Sustentável número quatro da Organização das Nações Unidas, ao focar numa educação inclusiva e de qualidade. AMC/SEC