Menongue - O chefe de Departamento do Ensino Geral do Gabinete Provincial da Educação no Cuando Cubango, Benjamim Manuel Nguegia, reconheceu, nesta quinta-feira, o impacto da ciência e tecnologia no desenvolvimento multidimensional do país e do mundo.
Ao discursar na abertura da 2ª Edição da Semana Académica do Liceu nº 80 CCM2 "22 de Novembro", que decorre entre 21 e 22 de Novembro, subordinada ao lema: “Uma imersão na ciência e os desafios nas escolas do segundo ciclo”, o responsável afirmou que a ciência e tecnologia estiveram na base da revolução industrial, o que mudou, para sempre, o paradigma da história.
Reconhece que, graças à evolução da ciência e da tecnologia, já existem trabalhos significativos no interesse de reduzir a utilização de gases com efeito de estufa, bem como o fenómeno de alterações climáticas que afectam todo o mundo.
Entende que a imersão na ciência e na tecnologia tem sido desde a antiguidade o pilar fundamental da sociedade, sendo responsável pelos grandes avanços na medicina, na agricultura e nas indústrias, resultando em melhorias nos padrões de vida das pessoas, em todo o mundo.
Referiu que a ciência tem um longo histórico de influenciar positivamente a sociedade e a sua evolução e permitir que as pessoas compreendam melhor o mundo ao seu redor e desenvolver tecnologias que facilitem a vida.
Exemplificou o facto de a partir da ciência se ter despoletado a revolução industrial, que transformou a economia mundial e permitiu que as pessoas lutassem contra doenças mortais.
“Os pesquisadores estão a estudar mecanismos e maneiras de diminuir o uso de combustíveis fósseis, que são o maior responsável pelo aquecimento global que o mundo assiste hoje”, recordou.
Defendeu, por isso, que a ciência tem um papel vital na evolução da sociedade e continua sendo uma das principais forças por trás do progresso social, para quem o tema convida à comunidade estudantil que se empenhe de forma mais afincada, na busca de soluções para os problemas actuais.
Além dos seus benefícios para a sociedade, realçou, a ciência também tem desempenhado um papel preponderante na preservação do meio ambiente, a compreender os processos naturais, adoptando medidas para minimizar o impacto das actividades humanas no planeta.
Aconselhou aos estudantes no sentido de tirarem o melhor proveito do conjunto de temas a serem abordados ao longo dos dois dias, já que vão permitir agregar valores nas mais variadas áreas do saber. MSM/ALK/FF/PLB