Mbanza Kongo – A construção de rampas nos estabelecimentos escolares do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, para facilitar o acesso de alunos com deficiências foi uma das recomendações saídas do seminário sobre a “Política nacional da educação inclusiva”.
Promovida pelo Ministério da Educação, a acção formativa teve a duração de cinco dias e juntou 50 gestores escolares, inspectores e professores provenientes dos seis municípios que compõem a província do Zaire.
Os participantes consideraram fundamental a eliminação de barreiras arquitectónicas, de modo a garantir maior inclusão social.
O comunicado realça também o apoio das autoridades administrativas locais na implementação da política nacional da educação inclusiva em todos os municípios e comunas.
A construção de núcleos de apoio à inclusão social, salas multifuncionais especiais em cada escola, formação específica em língua gestual angolana e Braille, constam igualmente das recomendações.
Os agentes escolares defenderam, ainda, a integração dos chefes de departamentos, secções e directores municipais em próximas acções formativas do género, assim como o fomento da matéria de educação inclusiva, através de workshops, palestras e debates radiofónicos.
Convidado para proceder ao encerramento do evento, o administrador municipal adjunto de Mbanza Kongo, Osvaldo João Neves, lembrou que o Estado angolano é contra qualquer tipo de discriminação, frisando que os portadores de deficiência são parte integrante e fundamental da sociedade.
Reiterou o compromisso de se continuar a trabalhar para a materialização consequente e contínua da política de inclusão social.
O seminário foi orientado por três técnicos afectos ao Instituto Nacional de Educação Especial.