Moçâmedes - Quarenta e quatro novas salas de aula serão disponibilizadas, no próximo ano lectivo, com a entrada em funcionamento de quatro novas escolas em contrução, em Moçâmedes, fruto da responsabilidade social de algumas empresas instalada na região.
A informação foi avançada esta terça-feira, pela vice-governadora provincial para os serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Ema da Silva, no final de uma visita de constatação do governador provincial, Archer Mangueira, às referidas obras.
O reforço das referidas infra-estruturas escolares vai permitir a inserção de mais de mil e duzentas crianças, que se encontram fora do sistema de ensino.
Deu a conhecer que as escolas estão a ser construídas no âmbito da responsabilidade social de várias empresas, com destaque para as que actuam no sector dos transportes e logística e extracção mineira, tendo salientado que com a parceria as autoridades vão minimizar o problema de infra-estruturas.
"Vamos trabalhar com os empreiteiros e as empresas financiadoras no sentido de podermos ter estas escolas já disponíveis para o próximo ano lectivo", assegurou.
A execução da empreitada gerou um total de 150 postos de emprego, na sua maioria ocupados por jovens locais.
No município do Sacomar, estão sendo erguidas duas escolas, sendo uma escola de oito salas na Macala Tchipaty e outra com o mesmo número de salas no Bairro Cambongue.
Já no município de Moçâmedes, decorrem a bom ritmo os trabalhos de construção de duas escolas, uma localizada no bairro Valódia com a capacidade de 16 salas e outra no Bairro Bela Vista com a capacidade de 12 salas.
Os empreiteiros entrevistados pela nossa equipa de reportagem comprometeram-se a cumprir com os prazos contratuais, para que a população estudantil possa beneficiar dos equipamentos sociais ainda este ano.VR/FA/SEC