Mbanza Kongo – Quarenta finalistas dos cursos médios de electricidade e energias renováveis do Instituto Politécnico do Tuku, iniciaram hoje, em Mbanza Kongo, província do Zaire, um estágio curricular de seis meses, na Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
Trata-se de 22 finalistas do curso de electricidade e 18 outros na especialidade de energias renováveis, sete dos quais do sexo feminino.
O referido estágio curricular resulta de um memorando de entendimento entre a referida instituição de ensino e a ENDE na província, segundo o director do Instituto Politécnico do Tuku, Guilherme Raio.
Em declarações à ANGOP, o gestor escolar disse tratar-se da quinta geração de finalistas a beneficiar dos referidos estágios, desde a entrada em funcionamento da escola que dirige, em 2015.
Guilherme Raio realçou a disponibilidade da ENDE, frisando que a prática laboral tem facilitado a inserção de finalistas no mercado local de trabalho, alguns dos quais na aludida empresa pública de electricidade.
Fez saber, ainda, que outros 24 finalistas em cursos de construção civil e agricultura frequentam estágio em algumas empresas do ramo, no município sede.
Lamentou o facto de algumas instituições públicas, com destaque para a Administração Municipal de Mbanza Kongo, que não atende o pedido de estágio de alunos finalistas do curso de arquitectura e projecção, também ministrados no Instituto Politécnico do Tuku.
Por sua vez, o chefe de departamento comercial da ENDE, Maurício Morais, disse que a sua empresa está sempre disponível em receber os finalistas do Tuku, no quadro de um acordo firmado entre as duas instituições públicas.
O Instituto Politécnico do Tuku que dista a 12 km da cidade de Mbanza Kongo já formou, desde 2015, 3.229 técnicos.