Luanda- A Provedora da justiça, Florbela Araújo, manifestou, hoje, terça-feira, a intenção de abrir estágios profissionais para os alunos da Universidade Agostinho Neto ( UAN).
Segundo a provedora, que falava durante uma visita da associação de estudantes da UAN e de alunos da Faculdade de Direito afecto à mesma Universidade, o estágio não terá um período superior a 20 dias.
Infelizmente, prosseguiu, não podemos deliberadamente admitir um novo quadro, porque não é da nossa competência, mas, podemos juntos assinar um memorando para estes estágios que irão durar no máximo de 10 a 20 dias.
" Sabemos que é importante que os alunos passem por um estágio profissional, por isso vemos aqui uma janela aberta para esses estágios sem remuneração, para que os mesmos não fiquem apenas pela teoria", disse.
Por sua vez, a presidente da Associação, Yolanda Domingos, disse que a iniciativa é louvável, pois faz parte do currículo dos estudantes.
"Sentimo-nos satisfeitos por essa possibilidade de termos estágios profissionais porque assim o estudante terá contacto directo de como funciona uma Provedoria de Justiça", disse.
O encontro enquadrou-se na estratégia de cooperação institucional e das acções de promoção do desenvolvimento científico, bem como dos assuntos relacionados com os desafios enfrentados pelos estudantes e recém-formados.
A Provedoria de Justiça tem como objectivo defender os direitos, liberdades, e garantias dos cidadãos, assegurando, através de meios informais, a Justiça e a Legalidade da actividade da Administração Pública.
A Universidade Agostinho Neto (UAN) é a maior e a mais antiga do país, fundada em 1962. Está composta por 10 (dez) unidades orgânicas, designadamente: sete Faculdades, dois institutos e uma Escola.
A UAN ministra 47 cursos de licenciatura, oito cursos de bacharelato para formação de professores para o ensino técnico-profissional, 13 de especialização, 31 cursos de mestrado e oito cursos de doutoramento. A população universitária da UAN é superior a 23.000 estudantes. LIN/ART