Caxito – Aumentar a capacidade de resposta dos professores em situações de violência escolar e do bullying, assim estimular o raciocínio lógico, a concentração, a socialização e a responsabilidade dos alunos são propósitos do projecto “Zero violência e não ao bullying” que chega ao Bengo neste fim-de-semana.
Promovido pela Comissão Nacional de Angola da UNESCO, em parceria com o Gabinete Provincial da Educação do Bengo e a Brilho Sapiens, o projecto visa fortalecer a segurança e a harmonia no ambiente escolar, incentivando a participação activa de alunos e educadores.
Durante dois dias, serão capacitados professores e alunos com ferramentas para identificar, prevenir e intervir em casos de violência e bullying.
No âmbito do projecto, será realizado um campeonato de xadrez nos dias 24 e 25 de Janeiro, no Liceu Eiffel de Caxito, que decorrerá sob o lema “A jogar não existe diferença”.
Pretende-se com o torneio promover a prática do xadrez como uma ferramenta essencial para o fortalecimento da aprendizagem, inclusão social e o combate à discriminação.
O torneio será disputado nas categorias de sub-8, sub-12 e sub-17, das escolas associadas à UNESCO, quer sejam públicas, público-privadas e privadas do ensino primário e secundário. CJ/PA