Caála - O projecto Escola Virtual, em implementação no Complexo Escolar “Augusto Ngagula”, no município do Caála, província do Huambo, numa iniciativa da UNITEL, alcançou resultado satisfatório, em dois anos de implementação, soube a ANGOP, esta terça-feira.
O facto foi tornado público pelo departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do gabinete da Educação na província do Huambo, Graciano Sacalei Freitas, a propósito de uma visita técnica dos financiadores do projecto, que abrangeu apenas, nesta fase piloto, duas escolas do país, sendo a outra do Bié.
Na ocasião, Graciano Sacalei Freitas disse que o mesmo decorre sem sobressaltos, sendo que, no presente ano lectivo, abrangeu centenas de alunos da 4ª a 9ª classes, que por via de um sistema devidamente monitorado, apreendem vários conteúdos.
Por intermédio deste programa, acrescentou, os alunos das escolas nº 1 “Augusto Ngangula”, acedem a escola virtual, em qualquer altura lugar, facto inovador e vantajoso para o processo de ensino/aprendizagem.
Por isso, valorizou a escolha da província do Huambo e o município da Caála, em particular, ao projecto-piloto, pois incentiva a continua aposta e parceria da UNITEL no ensino geral angolano.
Assegurou um maior engajamento do sector da Educação, da Administração da Caála, professores, pais e encarregados de educação na concretização dos objectivos deste programa.
Entretanto, a equipa técnica da UNITEL augura por uma maior sincronia, entre todos os intervenientes do projecto, cuja expansão pelo país depende, grandemente, do sucesso das escolas pilotos das províncias do Bié e do Huambo.
Em dois anos de implementação, para além da capacitação dos professores, a iniciativa disponibilizou tabletes, computadores e um sistema de distribuição internet empresarial.
Cada meio está projectado para ser partilhado por dois alunos e, ao mesmo tempo que, os professores capacitados têm a missão de disseminar os conhecimentos a outros, em prol dos desafios do programa.
A UNITEL é a maior rede de telefonia móvel de Angola, cuja aposta no projecto em destaque, consta das suas responsabilidades sociais. MLV/ALH