Cuito - Mil e 595 professores da província do Bié beneficiaram de diferentes acções de formação de capacitação, através do programa "Saber Mais", de iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal.
O ciclo de formação teve início em 2023, reforçando as cinco áreas do saber, como a Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física, pré-escolar e expressão plástica, em oito municípios do Bié, nomeadamente, Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Nharêa, Cunhinga e Chitembo.
Em declarações hoje à imprensa, durante a cerimónia de entrega dos certificados aos formandos, a coordenadora geral do programa Saber Mais, Ana Saldanha, disse que a acção visou melhorar o sistema educativo do país, aprimorando as competências dos professores.
Este programa tem como principal objectivo valorizar os recursos humanos, com foco para os professores do ensino secundário.
De acordo com Ana Saldanha, está previsto ainda para este ano lectivo a abertura de um centro de recurso e estudos para auxiliar todos os docentes locais.
A infraestrutura, cuja localidade onde será construída não foi revelada, estará equipada com material informático e vários acervos, com vista a auxiliar os professores da província nas suas pesquisas.
Com isso, disse que 17 professores certificados nesta quarta-feira poderão beneficiar de bolsas e doravante serão inseridos no grupo de formadores deste programa.
Na ocasião, a diretora-geral adjunta do Instituto Nacional de Formação de Quadros (INFOQ), Eufrazina Zua, informou que o objectivo do programa é de aumentar os níveis de formação dos professores, olhando pela capacitação dos agentes de educação e ensino como umas das prioridades do seu ministério.
Para os recém formados, Eufrazina Zua solicitou o contínuo desempenho das actividades com mais responsabilidade e espírito de partilha dos conhecimento adquiridos com os demais colegas.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, frisou que este programa já tem estado a contribuir no processo de melhoria de ensino e aprendizagem nas distintas escolas da província.
O responsável agradeu o grupo de formadores portugueses que desde Março de 2023 desdobraram-se nos oito municípios da província para ensinar novas técnicas e métodos mais pedagógicos de ensinar.
Além do Bié, o Programa Saber Mais também está a ser implementado em Luanda.
O Gabinete da Educação na província do Bié controla 16 mil e 689 professores. LB/PLB