Chicala-Cholohanga – Trinta e quatro professores admitidos, recentemente, no concurso público de ingresso ao sector da Educação, na Chicala-Cholohanga, província do Huambo, participaram desde hoje num seminário metodológico sobre processo didáctico-pedagógico e indução profissional
Com a duração de cinco dias, a formação visa dotar os professores de ferramentas e metodologias que lhes permitam desempenhar, com eficiência, a actividade doente-educativa, no âmbito dos actuais parâmetros curriculares e legais exigidos pelo Ministério da Educação.
Entre os temas em abordagem, destaca-se o processo de avaliação do sistema de ensino/aprendizagem do nível primário e secundário, aulas simuladas, práticas pedagógicas, legislação educativa angolana, planeamento, didáctica geral e a estatística e recursos humanos.
Com esta acção formativa, os novos docentes poderão desenvolver competências científicas, académicas, didáctico-metodológicas e ético-deontológicas, para melhor ministrar aulas aos alunos do município da Chicala-Cholohanga.
Ao intervir na abertura do seminário, o administrador da Chicala-Cholohanga, José Manuel dos Santos, disse que os novos professores trazem novas ideias, experiência de vida e conhecimentos académicos, que vão contribuir no desenvolvimento do professorado e no crescimento da municipalidade.
O administrador destacou que um profissional que não cultiva a ética perde a confiança e a credibilidade no espaço social, pois a humildade e o respeito constituem as ferramentas que contribuem no bom desempenho da actividade, a que se propõem servir com o ingresso na função pública.
Apelou para a contínua reflexão do professor em todas as dimensões da vida humana e do exercício da docência, devendo ser sempre o espelho do aluno e da sociedade.
Entretanto, os participantes mostraram-se cientes da responsabilidade que acarretam, enquanto novos professores na árdua missão de transformar a sociedade, educando homens, sendo que as demais profissões carecem de ensino.
O município da Chicala-Cholohanga possui 74 escolas, onde estudam 35 mil 245 alunos do ensino aos II ciclos, cujas aulas são ministradas por 852 professores em todos subsistemas de ensino.
Com quatro comunas (Mbave, Sambo, Samboto e Sede) o município da Chicala-Cholohanga, nos corredores Leste da província do Huambo, possui perto de 114 mil habitantes. JSV/ALH