Saurimo – Gestores escolares, professores e técnicos do sector da educação na Lunda Sul, analisaram, esta terça-feira, na cidade de Saurimo, as novas metodologias do ensino secundário, visando a melhoria da qualidade do ensino.
No encontro foram analisados temas como “A pertinência dos agrupamentos para os trabalhos metodológicos nas escolas secundárias”, “Matriz curricular das áreas de formação” e “Programa das disciplinas e a realidade do desporto escolar – estratégias de implementação”.
Estiveram ainda em abordagem “A pertinência dos serviços de orientação vocacional e profissional”, “Violência escolar – causas”, “Consequências e medidas de prevenção” e “Combate e a promoção da participação da família na gestão escolar”.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da Educação, Perfeito Candondolo, disse que o encontro teve como objectivo a partilha de ideias para o desenvolvimento de estratégias sobre fundamentos do ensino geral, visando a melhoria da qualidade do ensino na província.
“O encontro serviu para reflectir temáticas que estão relacionados ao ensino secundário e geral, de modo a se pensar como devem seguir com a educação, com realce às metodologias de ensino e perfil actual para soluções de melhoria deste nível educacional”, salientou.
Por sua vez, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Cláudio Pemessa, disse ser necessário que os professores primem pela formação, uma vez que o docente é uma figura importante na transmissão de conhecimentos.
“O professor não deve estar estático, mas desenvolver a capacidade de actualização dos conhecimentos e na transmissão adequados dos seus formandos”, realçou.
Participaram do encontro gestores escolares, professores e técnicos de educação de instituições públicas e privadas, dos quatro municípios da província, nomeadamente, Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo.
No presente ano lectivo, foram matriculados em todos os subsistemas de ensino 230 mil 351 alunos, distribuídos em mil e 847 salas de aulas, assegurados por mil e 129 professores. EM/QB/ASS