Caxito – Apontar estratégias para potenciar a actuação do professor na sala de aulas é o objectivo do simpósio sobre "A avaliação das aprendizagens" promovido pelo Gabinete Provincial da Educação do Bengo para saudar o Dia do Educador (22 de Novembro).
O simpósio conta com dois painéis sobre “As avaliações de aprendizagens no processo de ensino” que terá como oradora Nicoletta Pombares e “A qualidade das aprendizagens no subsistema de ensino pré-escolar”, a ser proferida pelo investigador Hilário Piriquito.
Numa mensagem, os professores manifestaram a sua disposição de continuar a fazer esforços permanentes e exigir o necessário para que o processo de aprendizagem seja tarefa conjunta entre a escola e a família, com vista a preparar uma sociedade livre do analfabetismo.
Por sua vez, o SINPROF no Bengo apelou ao Governo a regularização da atribuição do subsídio das zonas recônditas aos agentes de educação.
Sublinhou que a valorização dos professores resulta na melhoria das condições laborais e salariais que permitam ao docente viver com dignidade.
Na ocasião, o vice-governador do Bengo para o sector político, económico e social, José Bartolomeu Pedro reiterou que a qualidade da Educação continua a ser o maior desafio do Governo.
“A formação integral do homem, visando fundamentalmente o seu desenvolvimento, nos domínios cognitivo, afectivo e psicomotor a todos os níveis, é o grande objectivo que o Governo angolano, através do Ministério da Educação, almeja alcançar, implementando políticas concretas, e a utilização de métodos, técnicas e sistemas cada vez mais desenvolvidos.
O governante disse que a construção de mais salas de aulas, formação e capacitação permanente de professores e consequentemente oferta de distintas áreas do saber, para a formação profissional dos jovens, têm merecido a atenção do Estado, visando garantir as condições objectivas de apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de competências.
José Bartolomeu Pedro frisou que ao celebrar mais uma efeméride do dia dedicado ao educador em Angola, deve-se reflectir sobre a qualidade educativa no país e, em particular, na província do Bengo, a fim de se encontrarem soluções conducentes a um caminho que se traduz na qualidade da educação que se pretende.
As jornadas das comemorações do 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador, realizam-se sob o lema "Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato social para educação". CJ/PA