Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, desafiou hoje, segunda-feira, os professores da província a assumir-se como agentes transmissores de princípios e valores, com vista a contribuir nas tarefas de transformação social.
Intervindo na abertura de um seminário de capacitação de 455 professores recém-admitidos no sector da educação, o responsável alertou sobre a responsabilidade destes de preparar os cidadãos para o futuro, capacitando-os com habilidades necessárias para enfrentar o mundo moderno.
Destacou por outro lado a necessidade da contínua luta contra o assédio sexual por parte de alunas, entre outras práticas maléficas que ocorrem nas escolas, realçando que para tal, o professor deve inspirar e fazer diferença na vida dos alunos, tendo a docência apenas como fonte de realização pessoal.
Apontou as constantes mutações das metodologias e abordagens pedagógicas, como factores que impõem à classe docente aprendizagem contínua, de modo a responder às exigências do sector da educação.
Entretanto, sugeriu a criação de uma comunidade de apoio aos professores, uma plataforma que sirva para a partilha de experiencias e de busca de soluções colaborativas para os desafios do dia-a-dia e interesses do grupo docente.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Osório, apelou aos novos professores atenção às necessidades educativas de cada aluno, tendo em vista a promoção de um ensino inclusivo.
Por outro lado, destacou a importância de servirem de referência para os alunos das respectivas zonas de actuação.
O seminário tem duração de 15 dias e nele serão abordadas matérias ligadas a cultura organizacional do sistema de educação e ensino, legislação educativa, teorias contemporâneas da educação, normativos do sistema de educação e ensino, técnicas e métodos de ensino, entre outras. ACC/NC/PBC