Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Professores de matemática analisam práticas inovadoras da disciplina

    Angop logo
     Educação              
  • Malanje • Segunda, 17 Março de 2025 | 12h25

Malanje- Cinquenta e 5 professores de matemática do ensino primário e secundário analisam hoje, segunda-feira, nesta cidade, em Workshop, as práticas inovadoras do ensino da disciplina, por meio de metodologias introdutoras, que tornam as aulas mais dinâmicas e eficazes.

O evento promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, enquadra-se no âmbito do Dia Internacional da Matemática, assinalado a 14 do corrente mês, e visa sobretudo incentivar os professores para a busca contínua, dinâmica, acessível e inspiradora de ministrar as aulas da disciplina.

Com duração de apenas algumas horas, o Workshop vai abordar matérias relacionadas com os pilares fundamentais para o ensino da matemática, cálculo fraccionário entre matemática abstracta e a modelagem do mundo real, desafios de ensinar matemática nos primeiros anos de escolaridade e estimular o saber matemático no ensino primário.

Na abertura do evento, o chefe de Departamento para o Ensino do Gabinete Provincial da Educação, Domingos Kiluanje afirmou que ensinar a matemática constitui um grande desafio para o docente, pois a disciplina é vista como difícil e inacessível pela maioria dos alunos.

Explicou que o futuro da disciplina depende da capacidade do professor de inovar pedagógica e didacticamente, para além da tecnologia a utilizar, para que garanta o êxito do processo de ensino e aprendizagem, com base na resolução de problemas do quotidiano e na experimentação do pensamento crítico.

Considerou necessário que os educadores encontrem sempre formas inovadoras de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes em aprender matemática, enquanto linguagem da ciência e ferramenta essencial para a compreensão do universo e pilar do desenvolvimento humano.

Em relação ao evento que conta ainda com participação de coordenadores de disciplina e estudantes de licenciatura em ensino da matemática, o responsável precisou que o mesmo surge também para explorar novas metodologias, compartilhar boas práticas e discutir o uso da tecnologia no ensino da disciplina em causa.

O Dia Internacional da Matemática foi instituído pela UNESCO em Novembro de 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020, com objectivos de destacar a importância da matemática em diversas áreas do conhecimento. RM/NC/PBC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+