Malanje- Cinquenta e 5 professores de matemática do ensino primário e secundário analisam hoje, segunda-feira, nesta cidade, em Workshop, as práticas inovadoras do ensino da disciplina, por meio de metodologias introdutoras, que tornam as aulas mais dinâmicas e eficazes.
O evento promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, enquadra-se no âmbito do Dia Internacional da Matemática, assinalado a 14 do corrente mês, e visa sobretudo incentivar os professores para a busca contínua, dinâmica, acessível e inspiradora de ministrar as aulas da disciplina.
Com duração de apenas algumas horas, o Workshop vai abordar matérias relacionadas com os pilares fundamentais para o ensino da matemática, cálculo fraccionário entre matemática abstracta e a modelagem do mundo real, desafios de ensinar matemática nos primeiros anos de escolaridade e estimular o saber matemático no ensino primário.
Na abertura do evento, o chefe de Departamento para o Ensino do Gabinete Provincial da Educação, Domingos Kiluanje afirmou que ensinar a matemática constitui um grande desafio para o docente, pois a disciplina é vista como difícil e inacessível pela maioria dos alunos.
Explicou que o futuro da disciplina depende da capacidade do professor de inovar pedagógica e didacticamente, para além da tecnologia a utilizar, para que garanta o êxito do processo de ensino e aprendizagem, com base na resolução de problemas do quotidiano e na experimentação do pensamento crítico.
Considerou necessário que os educadores encontrem sempre formas inovadoras de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes em aprender matemática, enquanto linguagem da ciência e ferramenta essencial para a compreensão do universo e pilar do desenvolvimento humano.
Em relação ao evento que conta ainda com participação de coordenadores de disciplina e estudantes de licenciatura em ensino da matemática, o responsável precisou que o mesmo surge também para explorar novas metodologias, compartilhar boas práticas e discutir o uso da tecnologia no ensino da disciplina em causa.
O Dia Internacional da Matemática foi instituído pela UNESCO em Novembro de 2019 e celebrado pela primeira vez em 2020, com objectivos de destacar a importância da matemática em diversas áreas do conhecimento. RM/NC/PBC