Lubango - O presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla), apelou aos professores, recém-formados nos graus de mestres e licenciados, a ajustar toda ciência às particularidades de cada região, para garantir melhor desempenho dos seus alunos, utilizando o conhecimento de forma inteligente e racional.
Ao intervir na cerimónia de outorga de diploma dos 890 licenciados e mestres do ano académico 2023/2024, realçou que o contexto de actuação do professor em Angola, e na província da Huíla em particular, a heterogeneidade de cenários se evidencia, há exigências de afinação metodológica e gestão de estudos a observar para garantir uma maior eficácia nos processos de ensino e aprendizagem.
Segundo o académico, citando dados do Gabinete Provincial da Educação de 2024, o rácio aluno/professor nos diferentes níveis de ensino, só na iniciação é de 64 alunos para cada professor, no ensino primário de 68 alunos para cada professor.
O insucesso escolar, disse o professor, na iniciação é de 1%, no ensino primário de 23%, no I ciclo de 29% e no II de 21%, ao passo que a taxa de abandono escolar varia de acordo o nível de ensino, sendo iniciação 20%, ensino primário 18%, I ciclo 12% e o II ciclo de 13%.
Os dados actuais, disse o gestor do ISCED, impõem responsabilidade, espírito de entrega e amor à pátria, pois nestes 50 anos de independência o balanço e avaliação impõe uma reflexão profunda para potenciar às novas gerações.
O ISCED-Huíla lecciona 13 cursos de graduação, nomeadamente, Educação Física e Desporto, Ensinos da Biologia, da Física, Química, Geografia, História, da Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, da Matemática, Educação de Infância, Ensino Primário e de Informática Educativa.
Em termos de Pós-Graduação, conta oficialmente, com oito mestrados aprovados, o de Ensino das Ciências (Matemática, Física, Química e Biologia), Ecologia e Gestão de Recursos Naturais, Ensino da História de África, Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia de Educação de Infância, Desenvolvimento Curricular, Mestrado em Ensino da Geografia e Mestrado em Ensino da Informática. Estando em perspectiva a desanexação do mestrado em ensino das Ciências, terá, em breve, 11 cursos de mestrado.
Nos de Especialização não conferentes de grau, tem a Pós-Graduação em Agregação Pedagógica e a Pós-Graduação em Sistemas de Informação Geográfica Aplicados ao Ordenamento do Território e Ecologia, ambos financiados pela UNI.AO.
Ainda em termos de formação pós-graduada o ISCED-HUÍLA conta com um Doutoramento em Educação, também financiado pela UNI-AO. Contando com os três Ciclos de formação, estão criadas as condições para a continuidade dos estudos em algumas especialidades. BP/MS