Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Huíla acolhe reunião do Conselho Executivo Africano de Autoridades Reguladoras do Ensino

    Angop logo
     Educação           
  • Huíla • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 15h31
Reunião da AFTRA, no Lubango
Reunião da AFTRA, no Lubango
Belarmina Paulino - ANGOP

Lubango – Académicos e membros de governos africanos estão desde hoje, terça-feira, reunidos na cidade do Lubango, província da Huíla, no Sul de Angola, num encontro preparatório do Conselho Executivo da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA), que o país acolhe em Maio.

O encontro está enquadrado na promoção de uma Educação de qualidade, equitativa e inclusiva, cujas discussões, de dois dias, servem de antecâmara a 11ª Conferência sobre Ensino e Aprendizagem, em simultâneo com a 14.ª Mesa Redonda da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA), que  Angola acolhe em Maio deste ano.  

Na abertura do evento, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela,  apelou aos professores a continuar a investir na auto-formação, de modo a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, assim como fazer face aos avanços da ciência, da tecnologia e da inteligência artificial.

Realçou que num mundo cada vez mais competitivo, é preciso que os professores  continuem a investir na formação,  pois o avanço da ciência e da tecnologia, acompanhado pela inteligência artificial, apresenta todos os dias desafios aos quais devem  corresponder.

Justificou que todos esses problemas devem ser sempre resolvidos dentro dos contextos locais e globais, sob a perspectiva crítica, reflexiva, cooperativa, colaborativa e inovadora, sendo sempre a figura do professor é determinante para essas mudanças.

Destacou que o continente africano tem muitos desafios e a Agenda 2063 faz referência ao observatório da Educação, que irá, de entre outros objectivos, criar uma base de dados  integrada do ensino e levar acabo análise de políticas do ensino, desenvolver sistemas de alerta rápido voltadas a ocasionar mudanças em políticas de desenvolvimento e gestão educacional.

Realçou que num mundo cada vez mais competitivo, é preciso que os professores  continuem a investir na formação,  pois o avanço da ciência e da tecnologia, acompanhado pela inteligência artificial, apresenta todos os dias desafios aos quais devem  corresponder.

Justificou que todos esses problemas devem ser sempre resolvidos dentro dos contextos locais e globais, sob a perspectiva crítica, reflexiva, cooperativa, colaborativa e inovadora, sendo sempre a figura do professor é determinante para essas mudanças.

Destacou que o continente africano tem muitos desafios e a Agenda 2063 faz referência ao observatório da Educação, que irá, de entre outros objectivos, criar uma base de dados  integrada do ensino e levar acabo análise de políticas do ensino, desenvolver sistemas de alerta rápido voltadas a ocasionar mudanças em políticas de desenvolvimento e gestão educacional.

Os participantes estão a analisar e a corrigir a acta da última reunião executiva ocorrida nos dias 24 e 25 de Setembro de 2024 e a discutir os relatórios e a aprovação  do orçamento da conferência e da mesa  redonda  da AFTRA de 2025.

A AFTRA é uma organização  intergovernamental, constituída por ministros da educação e agências nacionais reguladoras do ensino.

Angola é membro da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA) há dez anos, uma organização fiscalizadora do ensino e valorização dos professores, composta por 25 países africanos e neste evento  estão representados dez, designadamente a Nigéria, Zimbabwe, Zâmbia, Botsuana, Lesoto  África do Sul,  Gana, Namíbia, Serra Leoa  e Angola. BP/MS   





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Rebeldes do Iémen reivindicam ataque a Israel

 Quinta, 27 Março de 2025 | 18h52

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+