Professores aprimoram conhecimentos sobre resiliências em traumas

     Educação           
  • Huambo     Segunda, 15 Abril De 2024    21h04  
Professores em formação (ilustração)
Professores em formação (ilustração)
Maurício Sequesseque-ANGOP

Huambo - Um grupo de 20 professores do género escolar, dos municípios de Bailundo e Chicala-Cholohanga, província do Huambo, participa desde hoje, segunda-feira, de uma formação relacionada à resiliência em traumas, saúde sexual e reprodutiva.

Com a duração de cinco dias, o evento, que decorre no âmbito do Projecto de Empoderamento e Aprendizagem para Todos (PAT-II), junta professores de 21 pontos focais do género escolar, num projecto do Ministério da Educação, com financiamento do Banco Mundial.

Entre os temas em abordagem constam, entre outros, questões relacionados ao combate à gravidez na adolescência, melhoria do acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, assim como os métodos de educar, prevenir e intervir em contextos de violência e discriminação de género, no âmbito escolar.

Ao intervir no acto, o formador nacional para componente II de saúde escolar, Hélio Tchuvila Sozinho, informou que com esta acção o Ministério da Educação está determinada a empoderar raparigas e rapazes, para além de criar condições de acesso e permanência dos alunos nas escolas, promovendo a igualdade do género.

Destacou que o projecto tem por objectivo de capacitar os pontos focais do género para educar, prevenir e intervir no contexto de violência e discriminação do género no espaço escolar, abordar temáticas sobre a prevenção da gravidez precoce e indesejada, abortos inseguros, casamentos precoces e praticas culturais prejudiciais.

Prosseguiu que a formação, de forma directa ou indirecta, surge para contribuir no sucesso das acções em prol de um futuro mais risonho para os adolescentes e jovens do Huambo, ao apelar ao engajamento dos formandos para o sucesso da mesma.

Por seu turno, o chefe do departamento da Educação e Ensino da província do Huambo, Apololinario Namahiomgo, destacou que o empoderamento das raparigas e rapazes, desde a base, deve ser da responsabilidade de todas as forças vivas da sociedade, com realce as famílias e o Estado, por via da Educação a todos os níveis.

Apelou ao empenho e à dedicação dos formandos durante a formação, para melhor disseminação dos conhecimentos nas comunidades afins, tendo em atenção os objectivos do projecto PAT- II.

O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, financiado pelo Banco Mundial, teve início em 2022 e deve encerrar em Dezembro de 2025.

Orçado em 250 milhões de dólares, o PAT-II visa contribuir para a melhoria sustentável da qualidade da educação e do ensino angolano, para o fortalecimento do sistema educativo, com soluções inovadoras para crianças, jovens e adultos, sempre com um olhar e atenção particular para as raparigas e adolescentes. MLV/JSV/ALH

  
 





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