Andulo – O professor universitário Fernando Manuel Chitumba defendeu, na cidade do Cuito, província do Bié, uma gestão democrática e participativa, para a promoção da qualidade nas instituições do ensino superior.
Em entrevista, este sexta-feira, à ANGOP, para falar sobre a qualidade no ensino superior, o docente explicou a importância dos modelos de gestão democrática e participativa como referências para as instituições que buscam impactar positivamente o processo de ensino e aprendizagem.
Segundo o professor, este modelo de administração educacional busca envolver toda a comunidade escolar, entre gestores, professores, estudantes, pais e outros actores sociais na tomada de decisões e no funcionamento das instituições de ensino.
O mesmo enfatiza a partilha de responsabilidades e a promoção de um ambiente para o trabalho em equipa, para um objectivo educacional inclusivo e eficiente.
Doutorado em docência e instituições educativas pela Universidade de Granada, na Espanha, Fernando Manuel Chitumba entende que as práticas de gestão democrática, autocrática e participativa são instrumentos para o incentivo à pesquisa, extensão universitária, desenvolvimento profissional dos docentes assim como ao uso das tecnologias educacionais.
Exemplificou que resultados obtidos em algumas instituições de ensino superior no Bié demonstraram que a combinação de uma gestão democrática e participativa tem se reflectido em melhorias no desempenho académico e na produção científica.
Para Fernando Manuel Chitumba, actual vice-presidente para área académica do Instituto Superior Politécnico do Cuito (ISPC), o crescimento do ensino superior no país trás consigo o desafio de implementar modelos de gestão educacionais eficazes que promovam ainda mais a qualidade de ensino.
Por exemplo, em algumas instituições públicas e privadas do ramo no Bié, a gestão eficiente é vista como fundamental para assegurar que os estudantes tenham acesso a um ensino de alta qualidade, o que tem permitido prepará-los para o mercado de trabalho.
Perfil académico
Fernando Manuel Chitumba é mestre em Administração e gestão escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas, em Portugal, Pós-graduado em Supervisão Pedagógica e formação de formadores ISCE- Odivelas, também em Portugal.
Pós-graduado em Relações Educativas, Supervisão e Organização Escolar ISCE- Odivelas, também em Portugal. LB/PLB