Mbanza Kongo – O primeiro dia de aulas nas escolas da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi marcado com a presença massiva de alunos e professores, após a pausa pedagógica da quadra festiva.
Numa ronda efectuada pela ANGOP em algumas instituições de ensino da cidade capital notou-se, nas primeiras horas desta segunda-feira (6), uma presença considerável de discentes e docentes nos estabelecimentos escolares.
A directora da escola primária Santo António, Ana Filomena, localizada no bairro Sagrada Esperança, estimou em cerca de 90 por cento a presença dos alunos e professores naquela instituição escolar.
Pediu aos pais e encarregados de educação a encaminharem nos próximos dias os seus educandos faltosos para o êxito do ano lectivo 2024/2025.
Disse estarem matriculados no presente ano lectivo, nesta escola, um total de mil e 735 alunos.
Situações idênticas foram constatadas, também, nas escolas do I e II ciclos do ensino geral, respectivamente Doutor António Agostinho Neto e Sagrado Coração de Jesus, cuja presença dos discentes e docentes foi avaliada em 95 por cento.
A reportagem da ANGOP passou, igualmente, pelo complexo escolar nº 1, localizado no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo, onde o seu responsável Eduardo Simões confirmou também a presença dos alunos neste primeiro dia de aulas.
Informou estarem a frequentar aulas naquele estabelecimento de ensino composto por 20 salas, cinco mil e 43 alunos da iniciação à 9ª classe. DMN/JL