Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, disse hoje, terça-feira, que todas as crianças do sistema público poderão beneficiar, de forma progressiva, da merenda escolar, no âmbito do programa de alimentação escolar.
João Lourenço falava na cerimónia de abertura do ano parlamentar, ocasião em que transmitiu a Mensagem sobre o Estado da Nação.
“A partir do Orçamento Geral do Estado 2025, mobilizaremos mais recursos para que, de forma progressiva, todas as crianças do sistema público de educação possam beneficiar da merenda escolar, no âmbito do programa de alimentação escolar”, afirmou.
Segundo o Chefe de Estado, o programa de merenda escolar cobriu no ano lectivo passado pouco mais de um milhão de alunos e, por isso, deve continuar a merecer atenção do Executivo.
“Os dados demonstram que nas localidades onde melhor executamos este programa, é maior a frequência escolar, maior a taxa de sucesso escolar e mais baixa a taxa de abandono escolar”, explicou.
Por outro lado, João Lourenço falou da distribuição gratuita dos manuais escolares, tendo revelado que, para o presente ano lectivo, foram adquiridos cerca de 41 milhões e oitocentos mil manuais.
Apelou aos vários agentes a observância rigorosa do plano de distribuição, para que as crianças recebam, efectivamente e em tempo útil, os seus manuais.
“Não podemos continuar a aceitar e a permitir que manuais escolares estejam a ser comercializados nos mercados, quando deviam ser gratuitamente distribuídos aos alunos”, realçou.
O Presidente da República falou também do programa de distribuição de carteiras escolares, iniciado em 2021 e que permitiu, até ao momento, disponibilizar mais de seiscentas mil carteiras no país. MEL/OHA