Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Prémios Sirius: Sector da Educação recebe distinção especial

     Educação              
  • Luanda • Sexta, 31 Março de 2023 | 07h43
Prémio Sirius, categoria especial
Prémio Sirius, categoria especial
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – O sector da Educação angolano foi uma das áreas que mereceu uma especial atenção do corpo de júri da 9ª edição dos Prémios Sirius, que decidiu atribuir o Prémio Especial de Educação à uma professora do ensino primário, constituindo-se numa inovação deste concurso, em 2023.

De concreto, o galardão foi atribuído à professora da Iniciação e do Ensino Primário, Graciana Sepongue, que exerce a profissão há 16 anos, na escola missionária Católica Nossa Senhora de Fátima das Irmãs de Santa Doroteia, na província do Namibe.

A entrega do respectivo galardão coube à Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, durante a gala de premiação, realizada quinta-feira (dia 30 de Março).

Na ocasião, a também presidente de júri dos Prémios Sirius reconheceu o papel do sector da Educação no processo de ensino e aprendizagem de todos os cidadãos.

Referiu que a atribuição deste prémio justifica-se, pelo facto da educação primária ser um dos pilares fundamentais para a construção do presente e do futuro do país.

“A 9ª edição dos Prémios Sirius pretende reconhecer o papel fundamental do sector da Educação na construção de uma sociedade mais sã, justa e desenvolvida, com vista a garantir um futuro melhor para Angola”, acrescentou.

Com esta iniciativa, avançou, pretende-se avaliar e reconhecer o que de melhor se faz no país e saber o potencial que existe na aposta das pessoas, desde a primeira infância, para que se construa uma sociedade mais forte e equitativa para todos os cidadãos.

Segundo a presidente de júri dos Prémios Sirius, a atribuição do Prémio Especial da Educação obedeceu os critérios regulamentares, mediante a avaliação das condições de mercado e identificação de áreas estratégicas para o país.

Esclareceu que o colectivo do júri recorreu também às avaliações feitas pelo Ministério da Educação, em todas as províncias do país, com base a observação de alguns critérios, como o nível de pedagogia, ética, criatividade, comunicação e interacção com a comunidade estudantil.

Adicionalmente, Ana Dias Lourenço afirmou que o prémio visa, igualmente, construir uma cultura de gestão mais forte e competitiva em Angola.

Por sua vez, a vencedora do prémio, visivelmente emocionada e surpreendida pelo prémio, a professora Graciana Sepongue agradeceu a iniciativa e considerou a recepção deste galardão como o reconhecimento do trabalho que os professores têm feito com amor, dedicação e carinho.

“O professor é combatente da linha da frente, por isso vou continuar a trabalhar pela formação do homem novo, com o objectivo de instruir, particularmente, as crianças para assegurar o futuro do país”, afirmou.

Sob o lema ‘Distinguir a excelência, promover o futuro’, a 9ª edição dos Prémios Sirius, que surge há quase cinco anos, depois do interregno originado, em parte, pela pandemia Covid-19, bem como por um momento de reflexão, contou com a participação de 34 nomeados, que disputaram as oito categorias do concurso.

Numa promoção da empresa de consultoria, Deloitte Angola, este concurso tem como objectivo premiar as melhores práticas do mercado e distinguir a excelência das organizações e personalidades, cujo contributo foi determinante para que o país continue a olhar para o futuro com confiança.

A última edição (8ª) dos Prémios Sirius foi realizada em Novembro de 2018, contando com a participação de 55 entidades (empresas, gestores e empreendedores) que concorreram para dez categorias que integraram o evento, naquela altura.QCB/AC

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Girabola2024/25: Petro supera Isaac e consolida liderança

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 20h23

Papa Francisco em "estado crítico"

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h43

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+