Talatona - Os estudantes angolanos em licenciatura e pós graduação poderão candidatar-se, apartir de Setembro, ao prémio académico de "Díalogo UE-Angola 2022".
A informação foi dada nesta terça-feira, em Luanda, pelo responsável do projecto "Facilidade de Diálogo União Europeia (UE) - Angola" Bruno Carapinha, durante uma conferência de apresentação de programas da União de alunos do Ensino Superior (UEESA).
A iniciativa visa premiar pequenos projectos que tenham uma dimensão de avaliação de políticas públicas europeias por parte de alunos angolanos.
Bruno Carapinha deu a conhecer que o prémio consiste numa viajem à Bruxelas com tudo pago, visitas às organizações internacionais, conferências oficiais de alto nível, além de uma publicação académica.
Esclareceu que a ideia é apostar nos jovens de Angola e na sua capacidade de investigação tanto aos finalistas em licenciatura como em pós-graduação.
Neste sentido, notou que o prémio visa promover a excelência na investigação académica, criar oportunidades de progressão à estudantes e docentes do ensino superior, incentivar a investigação sobre a UE e suas políticas, estimular o interesse pela dinamização de parcerias e cooperação entre as instituições angolanas de ensino superior e instituições europeias.
As candidaturas vão até 28 de Outubro e os resultados finais até 5 de Dezembro, seguido da conferência e publicação no primeiro semestre de 2023, culminando com a viagem à Bruxelas no mesmo período.
Integram os requisitos dos trabalhos académicos de todas áreas do saber, que abordem práticas de normas e políticas da UE, com artigos até dez mil palavras, de 8 até dez páginas, em trabalhos individuais não publicados, em língua portuguesa.