Lunda-Sul aprimora conhecimentos sobre saúde escolar

     Educação           
  • Lunda Sul     Quinta, 18 Abril De 2024    00h30  
Alunos na sala de aula
Alunos na sala de aula
Aurélio Janeiro-ANGOP

Saurimo – Um total de 28 professores dos pontos focais de género escolar, dos municípios de Cacolo e Saurimo, província da Lunda-Sul, participam, desde quarta-feira, numa formação sobre saúde escolar.

O seminário é uma promoção do Ministério da Educação (MED), com o apoio do Banco Mundial (BM), no âmbito da implementação do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PERAT).

Durante cinco dias, as participantes vão abordar temas como a resiliência em traumas (primeiro socorro psicológico), o funcionamento do mecanismo de sugestões e resolução de reclamações, a higiene menstrual, a saúde sexual e reprodutiva, o bullying, a violência baseada no género, o álcool e outras drogas.

Na ocasião, a representante do Ministério da Educação, Teresa Neto, disse que o MED, através da subcomponente da Saúde Escolar, está determinada a empoderar as raparigas e os rapazes, bem como criar condições para a permanência dos alunos nas escolas, promovendo assim a igualdade de género e o combate à gravidez na adolescência.

Igualmente, disse,  pretende-se melhorar o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, assim como educar, prevenir, intervir em contexto de violência e discriminação no género no âmbito escolar, aplicando os primeiros socorros psicológicos ao aluno vitima de violência.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Educação, Perfeito Candondolo, apelou aos formandos no sentido de aproveitarem o potencial das formadoras na troca de experiências, bem como serem interactivas e absorverem os conteúdos ministrados a fim de facilitarem a interacção com os adolescentes que farão parte dos clubes escolares.

Financiado pelo Banco Mundial, o projecto está a ser implementado pelo Ministério da Educação, com o apoio de algumas ONG, desde 2023 e vai até 2025.

Na primeira fase, o projecto visou, essencialmente, a melhoria da qualidade do ensino através da formação contínua de professores. QB/JW/IZ





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