Uíge - Trezentos e 57 alunos, formados em diferentes cursos técnicos no Instituto Médio Politécnico do Uíge (IMPU), foram lançados, esta sexta-feira, no mercado de trabalho, depois de quatro anos de formação.
Trata-se de finalistas dos cursos de Informática, Construção Civil, Máquinas e Motores, Energias Renováveis, Electricidade e Desenho projetista, referente ao ano lectivo 2023/2024.
Na cerimónia de encerramento, que juntou professores, alunos e encarregados de educação, a vice-governadora para o sector Social, Político e Económico do Uíge, Sónia Arlete Domingos Cahombo, disse que o lançamento dos novos finalistas ao mercado de trabalho vai permitir a criação de novos postos de emprego.
Para a governante, que orientou o acto, esse é o culminar de mais uma conquista árdua e aturada dos novos técnicos, sobretudo aos professores e familiares, que conseguiram superar vários obstáculos ao longo do processo de formação.
Na ocasião, o director-geral do Instituto Médio Politécnico do Uíge, Manuel Distinto Fernando, disse que desde a criação dessa instituição de ensino, em 2009, foram formados dois mil 918 alunos nos seis cursos ministrados no IMPU.
Informou que, através dos diferentes programas promovidos pelo Ministério da Educação, oito professores concluíram com êxito, em 2024, a formação em inovação de métodos de ensino dinâmico e cinco engenheiros terminaram, no Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, a formação de pós-graduação em agregação pedagógica.
Reconheceu o contributo que o IMPU tem dado na montagem de sistemas de novas tecnologias no sector da educação, tendo destacado que o organismo que dirige é uma escola que a província deposita a esperança da transformação que se pretende com o ensino técnico-profissional.
Numa cerimónia cheia de cor, luz e um ambiente muito festivo, os professores e alunos destacados receberam certificados de mérito.EPP/JAR