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Plano de Acção para educação da CPLP com resultados positivos

     Educação              
  • Luanda • Quarta, 31 Maio de 2023 | 13h42
XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP
XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - Seis, dos dez eixos do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral do domínio da Educação da CPLP, para o quadriénio 2022-2026, estão com bom progresso na sua execução.

A afirmação foi prestada, hoje, quarta-feira, pelo director de Acção Cultural e Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Ima-Panzo, que falava na XII Reunião Extraordinária dos Ministros da Educação da organização.

Lembrou que o plano foi emanado da XI Reunião Ordinária de Ministros da Educação da comunidade.

Disse que fazem parte eixos estratégicos, alfabetização e educação de Jovens e Adultos, alimentação, nutrição e saúde escolar, educação em situações de emergência, produção de estatísticas da educação, promoção da Língua Portuguesa e Rede de Escolas Amigas.

Segundo o responsável, é propósito da organização fazer com que seja vista, cada vez mais, como um espaço de convergência de interesses partilhados dos seus Estados-Membros, criando soluções para as necessidades e os desafios comuns em sectores-chave do domínio da educação.

Aproveitou a ocasião para enaltecer as acções desenvolvidas no âmbito do eixo de educação em situação de emergência da CPLP, que se desenvolvem numa parceria envolvendo a comunidade e o Bureau-UNESCO, tendo como resultado a consolidação de uma proposta de projecto sobre educação em contexto de emergência na CPLP.

Este facto, disse, permitirá o reforço das capacidades institucionais dos Estados-Membros no domínio da gestão do currículo e da formação de professores em situação de emergência.

Considerou que a acção corresponde com a vontade política e o compromisso da comunidade com a promoção da educação, através de medidas que visam o fortalecimento das políticas públicas nacionais, mediante a melhoria contínua da qualidade dos sistemas educativos dos Estados-Membros.

Revelou estar também ciente dos progressos feitos no âmbito dos trabalhos sobre o tema da Rede de Escolas Amigas da CPLP,  que permitiram a elaboração da versão final do seu Regulamento, enaltecendo o trabalho de todos quantos estiveram envolvidos nesta tarefa.

Rede Escolas Amigas

Para si, o Lançamento oficial da iniciativa “Rede de Escolas Amigas da CPLP”, no quadro da realização desta XII Reunião dos Ministros da Educação da CPLP, marca o início do seu projecto-piloto com a integração de dezanove escolas dos Estados Membros.

Com a materialização desta iniciativa, referiu que o espaço passará a contar com um importante instrumento constituído por estabelecimentos de ensino básico e secundário públicas ou privadas de todos os Estados-Membros e de países terceiros que acreditem e actuem com base nos ideais da CPLP e desejem apoiar a organização na prossecução da sua missão.

Estas estruturas, explicou,  terão como objectivo promover a comunidade, contribuindo para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a amizade, a cooperação, o diálogo entre os povos e, muito particularmente, a promoção e difusão da língua portuguesa.

Visão da UNESCO

Por seu turno, a sub-directora geral da Unesco para educação, Stefani Giannini, na sua intervenção, apelou aos Estados membros a transformar a educação para o alcance do desenvolvimento educacional.

Chamou atenção para a necessidade de uma educação que prepare estudantes para a vida e para a liderança.

Segundo Stefani Giannini, o sucesso depende de “ir e pensar além  do sector da educação”, envolvendo a tecnologia digital.

 “O Novo Acordo de mobilidade da CPLP está em linha como o da Unesco, pois o compromisso de promover a cooperação leva a educação ao mundo e traz novas oportunidades”, frisou.

O encontro vai proceder à avaliação intercalar do Plano de Acção de Cooperação Multilateral em Educação na CPLP (2022-2024), efectuar o lançamento oficial da iniciativa "Escolas Amigas da CPLP”, debater a promoção da cooperação entre a organização e outras instituições internacionais e reflectir em torno da cooperação educacional internacional, em tempos de emergência.ML/ART

 



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