Ondjiva - Nove mil 240 crianças, das 61 mil que estão fora do sistema de ensino na província do Cunene, serão inseridos no sistema de ensino, no ano lectivo 2022/2023, com a entrada em funcionamento de novas salas de aulas em fase de construção.
Os novos alunos serão inseridos em 132 novas salas de aula em construção no âmbito do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM).
Em declarações, este sábado, à ANGOP, o director do Gabinete Provincial da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, disse que obras das escolas, com sete e 12 salas de aulas, estão a bom ritmo, a tempo de entrarem em funcionamento na abertura do próximo ano lectivo.
Porém, admitiu que ainda há muito por se fazer para acabar com a problemática dos alunos foram do sistema de ensino.
Relativamente aos alunos que estudam por baixo das árvores, disse que decorre o processo de levantamento, para se apurar o dado real, visto que a seca que ocorre na região está a obrigar o abandono escolar.
Domingos de Oliveira avançou que estão ainda em curso, no âmbito do PIIM, a construção de 24 complexos residenciais para professores que vão trabalhar na zona rural, de modo a proporcionar melhores condições de acomodação dos quadros.
A província do Cunene matriculou no ano lectivo 2021/2022, 229 mil aluno, inseridos em 475 escolas dos três subsistemas de ensino.