Saurimo – O sector da Educação na província da Lunda Sul tem vindo a registar crescimento com a construção de várias infraestruturas escolares, que perfazem um total de mil e 854 novas salas de aulas, informou, esta quinta-feira, o responsável do sector, Perfeito Candondolo.
Com a entrada em funcionamento destas infraestruturas, construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a província da Lunda Sul passa a contar com três mil 239 salas de aulas.
Em declarações à ANGOP, a propósito do crescimento deste sector, a fonte disse que a construção de mais escolas têm permitido aliviar a pressão e diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino, devido à falta de salas de aulas que se tem registado nos últimos anos.
Sem avançar números, reconheceu ter havido maior crescimento de infraestruturas a nível das sedes comunais, devido à implementação de escolas secundárias nessas localidades.
Disse que o sector necessita de pelo menos três mil 688 mil 343 novos professores e mil 247 salas de aulas para absorver os mais de dez mil crianças em idade escolar que se encontram em idade escolar fora do sistema normal de ensino na região.
Por outro lado, Perfeito Candondolo mostrou-se preocupado com a vandalização de algumas escolas na região, onde os malfeitores retiram as carteiras e outros equipamentos para fins inconfessos.
“Temos assistido a uma onda de vandalização das instituições de ensino, sobretudo naquelas escolas que não dispõem de protecção física”, salientou.
Apelou aos pais e encarregados de educação a colaborar mais com as autoridades competentes denunciando os vândalos.
Neste ano lectivo, foram matriculados mais de 291 mil alunos em todos subsistemas de ensino, onde são assegurados por quatro mil 499 docentes.
Para além de escolas, o PIIM contempla ainda centros de saúde, sistemas de água, infraestruturas autárquicas, saneamento básico, terraplanagem de estradas, entre outros projectos, orçados em mais de 16 mil milhões de kwanzas.
Destes, 91 projectos, 86 dos quais estão concluídos, com destaque para escolas, enquanto os demais têm a execução física na ordem global dos 82 porcentos. QB/JW/VIC