Dundo - O município de Chitato, capital da província da Lunda-Norte, vai dispor de 46 novas salas de aula, em construção no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
A informação foi prestada este sábado pelo administrador municipal do Chitato, Cláudio Muteba, que disse serem cinco escolas de sete e 12 salas de aula, cujas empreitadas já em fase conclusiva.
Sem revelar a data prevista para a entrada em funcionamento das escolas, o responsável assegurou que ainda este ano as infra-estruturas estarão disponíveis e muitos alunos deixarão de estudar em condições precárias.
Por outro lado, deu a conhecer que o município do Chitato inscreveu 16 projectos no PIIM ligados a segurança pública, educação, saúde e saneamento básico, frisando que apenas três estão concluídos.
Os projectos concluídos são esquadras polícias e residências dos comandantes, já em funcionamento no Caita, distrito urbano do Dundo, e no Candjamba.
Afirmou que a administração municipal tem estado a trabalhar com os empreiteiros para a rápida conclusão, ainda este ano, das obras em curso.
Actualmente, a rede escolar da província conta com 219 escolas, perfazendo um total de mil 795 salas de aula, assegurados por 5.321 professores, dos quais 2.674 leccionam no ensino secundário. HD