Huambo – Uma escola de seis salas de aula, a ser designada por “Liceu Eiffel”, poderá ser construída a partir de Março próximo, no município do Huambo, para aumentar, dentro de 18 meses, a oferta formativa de adolescentes e jovens.
O auto de consignação da empreitada, com início previsto para Março, foi assinado pelo vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Inácio Francisco, e a representante da multinacional petrolífera Total Energies, Joana Silva.
Trata-se da décima empreitada financiada pela petrolífera, no âmbito da responsabilidade social do “Bloco 32” e seus parceiros, cujo lançamento da primeira pedra terá lugar no princípio do mês de Março do ano em curso.
Depois de concluída, a obra, adjudicada à empresa Engenharia e Construção Civil “Heros.Lda”, vai comportar seis salas de aula, laboratórios de Química, Física, Matemática, Biologia, Informática, auditórios, campo de futebol e outras áreas de apoio.
No final da assinatura do auto de consignação da empreitada, o vice-governador Elmano Francisco enalteceu a iniciativa da multinacional petrolífera Total Energies e dos seus parceiros, assegurando que o Governo da província vai prestar total apoio para execução da obra, dentro dos prazos estabelecidos.
Disse que a execução das obras do Liceu Eiffel – Huambo, na localidade do Cambiote, comuna da Calima, vai ministrar aulas em Ciências Exactas a vários adolescentes e jovens, para além de proporcionar empregos durante a fase de construção.
O município do Huambo controla um total de quatro liceus e 197 escolas do ensino primário ao II ciclo, incluindo magistérios primários e institutos politécnicos.
O município do Huambo, um dos 11 que compõem a província com o mesmo nome, tem uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, residentes em 433 bairros, distribuídos em três comunas, Chipipa, Calima e Sede, esta última com seis sectores (Bandeira, Cacilhas, Capango, Nzaji Xavier Samacau e Vilinga). JSV/ALH