Docente defende inserção de crianças autistas no sistema de escolarização

     Educação           
  • Cunene     Quinta, 04 Abril De 2024    13h01  
Escola primária número 095 da aldeia de Nhobo, comuna de Tando-Zinze em Cabinda
Escola primária número 095 da aldeia de Nhobo, comuna de Tando-Zinze em Cabinda
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Ondjiva - O director pedagógico da Escola do Ensino Especial da província do Cunene, Orlando Salvador, defendeu a necessidade dos pais e encarregados de educação inserirem as crianças portadoras de autismo no sistema de escolarização.

Falando a propósito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, assinalado a 2 de Abril, fez saber que a instituição tem quatro crianças autistas, dos 8 aos 12 anos de idade, a frequentarem o sistema de ensino.

De acordo com o pedagogo, a promoção da inclusão de pessoas com necessidades especiais deve partir das famílias, mas por falta de informação ou ignorância os pais não inscrevem as crianças com transtornos nas escolas.

Orlando Salvador sublinhou que, não obstante algumas crianças apresentarem transtornos graves e outras limitações, também têm o direito de inclusão.

Argumentou que o executivo criou políticas de educação especial, orientadas para a inclusão escolar, o que significa que todas as crianças, sem excepção, devem estar inseridas nas escolas normais.

O autismo é um transtorno global de desenvolvimento infantil, manifestado até aos três anos de idade e prolonga-se por toda a vida.

O mesmo é caracterizado por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, mas que, através de terapias adequadas a cada caso, podem auxiliar essas pessoas a melhorar a sua relação com o mundo.

Os sintomas são os défices de atenção, interacção social, comunicação verbal e não verbal, coordenação motora, comportamento estereotipado, distúrbio alimentar e de sono e dificuldade de aprendizagem.  

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de Abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007.

Essa data foi escolhida com o objectivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). FI/LHE/OHA





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