Luanda - O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos-PAT II prevê criar condições para a permanência de alunos nas escolas, promover a igualdade de gÉnero e combater a gravidez na adolescência.
Segundo a ministra da Educação, Luísa Grilo, o PAT II visa, gualmente, melhorar o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, construir e reabilitar escolas para reduzir a pobreza, expandir a oferta educacional para além de promover uma educação de qualidade nas 18 províncias do país.
Para a governante, que falava, esta segunda-feira, em Luanda, na abertura do seminário de capacitação dos directores de gabinetes/secretarias da Educação, é necessário elevar os indicadores de qualidade do sistema de educação e ensino, tirando o melhor partido dos apoios financeiros e da assistência técnica de diversas agências da ONU.
O projecto de âmbito nacional será implementado em 68 municípios das 18 províncias do país.
Para o efeito, está a decorrer, uma formação de 226 técnicos entre directores provinciais de educação e pontos focais das 18 províncias, para empoderar os jovens, especialmente raparigas, bem como promover aprendizagem para todos.
Luísa Grilo fez saber que o seu pelouro pretende disponibilizar aos participantes ferramentas para o desenvolvimento de competências e de uma visão holística a todos quanto estão envolvidos no projecto PATII.
Assim, disse, estão a trabalhar de forma harmoniosa e assertiva na sua implementação para resultados tangíveis e mensuráveis.
"A formação dos agentes da educação é fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e do reforço do capital humano", reiterou.
Os participantes vão abordar temas como saúde escolar, expansão do ensino de jovens e adultos, estatística, educação pré-escolar, avaliação, aquisições e contabilidade.
A formação sob o lema " Capacitar os gestores para responder aos desafios do sector" decorre até o dia 03 de Fevereiro, na capital do país