Sumbe– Mil 179 professores do ensino primário no Sumbe, província do Cuanza-Sul, estão, desde hoje, aprimorar os conhecimentos, no âmbito do Projecto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos(PATII).
Com duração de cinco dias, a formação visa a reforçar as competências para melhor servir com qualidade e vai decorrer sob o lema “ Por um ensino de qualidade, elevemos a competência docente”.
Os participantes vão abordar temáticas ligadas à elaboração de planos aulas, estruturas para melhoria das práticas pedagógicas, habilidade pedagógicas e a sensibilização sobre as guias estruturadas para professores.
A coordenadora municipal do PATII no município do Sumbe, Fátima Gando, disse que formação visa sensibilizar os coordenadores de zonas de influências pedagógicas(ZIPs),os gestores escolares e seus auxiliares sobre as violência baseando no genero, exploraçao abuso e assédio sexual e reforçar as competencias pedagogicas.
No acto de abertura, o director da educação no Sumbe, Elche de Almeida,disse que a formação contínua dos agentes da educação visa reforçar as competências para melhor servir com qualidades e assegurar a sustentabilidade da formação de todos os quadros do país.
Referiu que para o cumprimento da formação está decorrendo em modelo de cascata a qual capacitou quatro formadores no nível 1, 42 formadores dos municípios da Cela e Sumbe no nível 2 e nível 3.
Apelou aos participantes a prestarem melhor atenção aos temas a serem abordados para que posteriormente sejam capazes de contrapor a violência baseada no genero , exploraçao , abuso e assédio sexual em todas esferas da vida social.
Participam no seminário coordenadores de zonas de influências pedagógicas(ZIPs), directores de escola, subdirectores pedagógicos, coordenadores de classes, professores.
A formaçao de capacitaçao esta ser orientado por formadores locais.SN/LC/ALH