Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-Presidente defende formação de professores e escolas 4.0

     Educação              
  • Luanda • Terça, 13 Julho de 2021 | 16h57
Vice-Presidente, Bornito de Sousa
Vice-Presidente, Bornito de Sousa
Clemente dos Santos

Luanda – O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, disse hoje (terça-feira), em Luanda, que o país necessita de professores e escolas 4.0, com foco no programa Angola de 2050 e na quarta revolução industrial. 

Ao discursar na abertura do primeiro encontro nacional sobre o Ensino da Engenharia em Angola, defendeu que a formação de engenheiros qualificados e de outros quadros depende da boa qualidade do sistema de educação e ensino.

Adiantou que a formação de bons engenheiros depende também da qualidade e excelência dos professores, que devem ser dignificados, valorizados, respeitados e acarinhados.

Enfatizou que se deve continuar a apoiar as medidas do Executivo, no sentido de posicionar o professor como figura central de todo o sistema de educação e ensino, assim como exigir a sua formação superior em todos os níveis, e, com a adição da agregação pedagógica, aproveitar-se os milhares de jovens licenciados, mas sem emprego.

Ao reconhecer que Angola inicia o seu caminho rumo à modernização territorial e urbana, Bornito de Sousa considerou que o sistema de educação e ensino deve privilegiar a formação tecnológica e profissionalizante e a empregabilidade das formações, para gerar especialistas que produzam obras duradouras e de qualidade, combinando evolução e modernidade com os valores positivos da cultura e tradição ancestrais angolanos.

Salientou que o sistema de educação e ensino deve favorecer e estimular a cooperação entre as universidades e institutos nacionais com as melhores instituições congéneres do mundo, assim como com empresas nacionais, governos locais e a Ordem dos Engenheiros de Angola, com vista a conferir maior qualidade e fiabilidade às obras realizadas no país.

"Importa também para esse fim, publicitar, apoiar a execução e aplicação dos projectos de angolanos de sucesso, como os que têm sido premiados em feiras internacionais de inventores", recomendou.

A formação de engenheiros muito bem qualificados, adiantou, está intrinsecamente ligada a um sistema de educação e ensino de excelência e ao sucesso do processo de desenvolvimento sustentável do país, devendo servir e contribuir para resolver os problemas concretos dos cidadãos, das  instituições, das comunidades e do país.

Angola deve alinhar-se com as agendas nacional, africanas e globais de desenvolvimento e modernização, como o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, a Estratégia Angola 2025/2050, o  “PLANEAT 2025” (Plano Nacional Estratégico da Administração do Território 2025), a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), a Plataforma de SENDAI sobre desastres 2030, a Agenda África 2060 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Bornito de Sousa considerou que o país tem que superar os desafios actuais da água, luz eléctrica, comunicações, disponibilidade de alimentos, entre outros, e alinhar-se a um mundo em rápida evolução tecnológica, que já ensaia a tecnologia 6G, os voos espaciais turísticos, a inteligência artificial, a armazenagem em nuvem de zettabytes ou yottabytes de informação, a impressão 3D de edifícios de habitação ou de órgãos humanos.

A escola 4.0 consiste em um modelo de comunicação, que prioriza as necessidades da indústria 4.0, um dos pilares da quarta revolução industrial.

Nessa nova era, a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e outros recursos tecnológicos são empregados para dinamizar os processos em vários sectores industriais.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+