Ondjiva - Duas novas infra-estruturas sociais, nomeadamente uma escola primária de seis salas de aulas e a casa de espera para mulheres gestantes, foram entregues, esta segunda-feira, às populações da comuna de Ombala yo Mungo, município de Ombadja, província do Cunene.
Os empreendimentos, totalmente reabilitados no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza ( PIDLCP ), orçaram aos cofres do Estado 22 milhões e 995 mil kwanzas.
Situada na povoação de Onassalama (Marco 12,5), a escola beneficiou de obras de restauro, com o estancamento de todas fissuras, aplicação de passeios e rampas nas varandas, aplicação de mosaicos, vidros, novas portas, pintura interna e externa, reparação da rede de esgoto e a construção de um mastro.
Com seis salas de aulas, a escola vai albergar mais de 500 alunos matriculados no ensino primário e orçou 17 milhões de Kwanzas.
Já a casa da mulher gestante, localizada na sede da comuna é uma infra-estrutura reabilitada com capacidade para acolher 20 mulheres, vai permitir oferecer serviços mais humanizados e de maior qualidade às gestantes em fase de partos.
O empreendimento beneficiou do estancamento das fissuras, aplicação de rampas, mosaico, revisão da rede eléctrica, esgoto, vidros, aplicação de novas portas e pinturas internas/externas com um valor global de cinco milhões e 995 kwanzas.
Na ocasião, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi, disse ser prioridades do Governo a construção e requalificação das instituições escolares e de saúde, de modo a garantir melhores condições de ensino aos alunos e professores.
Segundo a responsável, a infra-estrutura permitirá prestar apoio de qualidade às mulheres grávidas que percorriam grandes distâncias à procura de serviços hospitalares para a realização de partos seguros.
Elizeth Mwamelungi manifestou o compromisso do Governo angolano na satisfação das necessidades da população nas áreas da saúde e educação entre outros, visando o bem-estar social das famílias.
No presente ano lectivo, o município de Ombadja conta com 52 mil alunos do ensino primário ao II ciclo, enquadrados em 62 escolas e acompanhados por mil 283 professores.
Com 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja está dividido administrativamente pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo. FI/LHE/SEC