Huambo - O vice-governador da província do Huambo para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco, desafiou, esta quarta-feira, os professores recém- admitidos a estarem mais comprometidos com a qualidade do processo de ensino/aprendizagem.
O repto foi lançado no encerramento do plano de indução dos 475 professores admitidos no concurso público de ingresso externo no sector da Educação 2023/2024, decorrido desde 25 Março último, nos 11 municípios da província do Huambo.
O processo visa integrar os professores recém- admitidos na cultura organizacional da instituição e garantir a qualidade de ensino que se requer no país.
Na ocasião, o vice-governador destacou que num mundo em constante mudança e com acentuada crise de valores, os professores são chamados a serem exemplos de vida dos alunos, pois devem pautar por uma conduta que possa inspirar confiança, compromisso, respeito e responsabilidade.
Salientou que os docentes desempenham uma função crucial na sociedade e na vida dos seus educandos, em particular, “ aliás, pode-se dizer que são heróis silenciosos, dedicados à construção de um futuro melhor”.
Angelino Elavoco assinalou a ideia de que o professor é um ser que ilumina o caminho para o crescimento, torna as mentes aptas para descobrir, inovar e sonhar, sem o seu empenho, a sua dedicação e habilidade para semear a sabedoria não haveria, de modo algum, professor ou desenvolvimento.
Lembrou que o Governo local tem envidado esforços para melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Huambo, com a construção e requalificação de infra-estruturas escolares, em prol da garantia do acesso à educação.
O ingresso de novos quadros no sector da Educação, em particular dos 475, dos quais 412 do ensino primário e I Ciclo do Ensino Secundário, bem como 63 do II Ciclo do Ensino Secundário na província constitui, igualmente, uma das apostas do Executivo para melhoria do sistema educativo.
Por seu turno, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, informou que, durante dois dias, os novos professores foram capacitados em matérias direccionadas à socialização e ao exercício da actividade docente educativa na vertente teórica e prática.
Disse esperar dos novos quadros trabalho, proactividade, criatividade e espírito de sacrifício no exercício desta missão honrosa e espinhosa, mas sobretudo virada para a edificação dos futuros quadros do país, em particular do Huambo.
Por sua vez, Estêvão Chilala Cassoma, em representação dos demais professores admitidos, enalteceu o engajamento do Governo na promoção deste concurso, ao valorizar a transparência e lisura do processo, cujo exemplo deve ser replicado nas próximas ocasiões. MLV/JSV/ALH