Soyo – Um novo Instituto Superior Politécnico com a capacidade de absorver cinco mil estudantes começa, nos próximos dias, a ser construído no município do Soyo, província do Zaire.
A primeira pedra para a edificação desta infra-estrutura que comportará 40 salas de aula foi lançada quinta-feira pelo ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Vicente Lopes Ferreira, no bairro de Kitona, periferia da cidade do Soyo.
Inseridas no Programa de Investimentos Públicos (PIP-2025), as obras deste empreendimento de ensino estão a cargo da empresa ENGEVIA e terão a duração de dois anos e meio.
Constituída por cinco blocos de um piso, a infra-estrutura terá 18 laboratórios de especialidade e proporcionará cursos tecnológicos nas áreas de engenharia, fundamentalmente, para responder aos desafios do desenvolvimento industrial do município.
O futuro Instituto Superior Politécnico do Soyo vai ministrar cursos de engenharias de petróleo e gás, renováveis, manutenção industrial, agrária, mecânica, assim como de análises clínicas.
O estabelecimento escolar ocupará uma área de 14 mil metros quadrados e contará, ainda, com área administrativa, dormitórios para estudantes e professores, biblioteca, auditório para 500 assentos, duas quadras desportivas e um parque de estacionamento para 200 viaturas.
Ao intervir na cerimónia, o ministro Albano Ferreira, disse que o projecto está enquadrado no programa do Executivo, que tem como objectivo, garantir uma formação adequada aos jovens angolanos para enfrentar com maior determinação os desafios do mercado de trabalho e do desenvolvimento do país.
Por sua vez, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, reconheceu o empenho do Executivo no domínio da formação superior e não só.
Manifestou que há muito os jovens locais aguardavam por esta instituição que poderá contribuir na sedentarização de quadros na região.
Quanto às opções previstas, o governador do Zaire admitiu que vão de encontro aos desafios do desenvolvimento industrial do município do Soyo e às expectativas dos jovens locais e do país em geral.
A província do Zaire detém, actualmente, quatro instituições de ensino superior no Soyo e em Mbanza Kongo, sendo duas públicas e igual número de iniciativa privada. PMV/JL