Ndalatando - Um Instituto Médio Politécnico, com 24 salas de aulas e capacidade para mais de mil 700 alunos, foi inaugurado, hoje (terça-feira), na cidade de Ndalatando, capital do Cuanza-Norte.
Denominado Instituto Médio Policténico Lopo do Nascimento, em homenagem ao nacionalista angolano, natural do município do Golungo Alto (província do Cuanza- Norte), a instituição vai ministrar cursos ligados à área de Gestão (Contabilidade e Gestão, Economia, Informática de Gestão, Estatística e Planeamento).
O novo instituto vai funcionar em dois turnos.Esta localizado no bairro Kipata, periféria da cidade de Ndalatando e foi inaugurado pelo governador da província João Diogo Gaspar e o homenageado.
O empreendimento compreende, igualmente, 26 gabinetes administrativos, quatro laboratórios, um anfiteatro, quadra multi-uso, entre outras repartições.
Cento e noventa e quatro quadros deverão assegurar o funcionamento da instituição, entre os quais 112 docentes.
Com a inauguração deste instituto, a província passa a contar com 207 escolas e mais de cinco mil salas de aulas.
Na ocasião, o governador considerou que a inauguração do empreendimento demonstra a aposta do Governo na elevação da oferta dos serviços essenciais básicos à população, com prioridade para a educação.
Em relação ao nome do instituto, esclareceu que representa uma homenagem a um nacionalista que muito contribuiu para a Independência Nacional, paz e progresso da nação.
Para o governador, a unidade, dotada de tecnologia moderna, visa atender a demanda de acesso ao ensino médio e garantir uma formação de qualidade para jovens na província, por via da administração de cursos que correspondem com as necessidades de desenvolvimento local.
O governador instou os cidadãos a cuidarem do património e a denunciarem todas as atitudes tendentes a danificá-lo .
Por seu turno, o nacionalista e homenageado Lopo do Nascimento, visivelmente emocionado, agradeceu o reconhecimento do Governo do Cuanza- Norte e instou às autoridades locais que continuem a apostar no sector da educação, como chave do progresso e desenvolvimento da nação.
Aos alunos instou a usarem o saber para o bem da nação, assinalando que o futuro do país está nas mãos da juventude.
Lopes do Nascimento manifestou a sua disposição e da sua família em continuar a contribuir para o desenvolvimento da província do Cuanza- Norte, sua terra natal.
Já o director provincial da Educação, Miguel Gola informou que a escola deverá iniciar a sua actividade a partir da próxima semana, com quatro cursos ligados à área de gestão.
Presenciaram o acto inaugural distintos membros do Governo Provincial, familiares do nacionalista homenageado, autoridades tradicionais, representantes de igrejas e convidados. LJ/IMA/YD