Moçâmedes – A Vice-presidente da República, Esperança da Costa, fará nesta quinta-feira, na vila do Virei, província do Namibe, o lançamento do programa “Okulinonga”, que vai abranger, numa primeira fase, cerca de dez mil crianças no quadro do combate ao analfabetismo e promoção da inclusão social.
O programa visa reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino e vai decorrer em todos os municípios da província do Namibe.
Em declarações à ANGOP a propósito, o director provincial da Educação, Agostinho Neto, referiu que foram capacitados até ao momento 20 docentes que vão assegurar, numa primeira fase, as escolas itinerantes inseridas no programa.
“O município do Virei será o pioneiro do programa pelas suas características climáticas, tendo em conta o registo de períodos de seca que provocam a deslocação de grupos que se dedicam a pastorícia, dificultando a aplicação de políticas públicas da educação”, explicou.
Informou que o projecto prioriza as crianças afectadas pelo fenómeno da transumância, por formas a combater o abandono escolar.
"O projecto vai atender à alfabetização da população, dinamizando, deste modo, os espaços formativos e garantindo a inclusão social”, sublinhou o responsável, para quem a iniciativa visa, essencialmente, levar a educação às áreas com práticas de transumância.
Acrescentou que o programa tem como finalidade assegurar que nenhuma criança ou adulto fique privado do direito ao conhecimento, por falta de infra-estruturas fixas.
Ressaltou o facto de o projecto ter como foco o combate ao abandono escolar e garantir que todas as crianças em idade escolar tenham acesso ao ensino, contribuindo para o fortalecimento do futuro das gerações mais jovens.
Revelou que o projecto assegura ainda maior abrangência e regularidade do programa de merenda escolar, de modo a incentivar a frequência regular e melhorar o desempenho nas aulas.
O projecto Okulinonga está alinhado às prioridades nacionais e provinciais do domínio da educação e vai levar às populações os serviços de educação, saúde e acção social. VR/FA/OHA