Cabinda – Munícipes de Belize, província de Cabinda, defenderam segunda-feira a instalação de um núcleo universitário na circunscrição, para facilitar a formação de quadros superiores.
A preocupação foi levantada durante uma assembleia de militantes do MPLA na região, presidida pela primeira secretária provincial do partido, Suzana de Abreu.
Afirmaram que a falta de uma dependência de ensino superior no município tem provocado a fuga de muitos quadros de nível médio, para outros pontos da província e do país ávidos de prosseguirem com a formação superior.
A propósito, pediram a intervenção da direcção do partido junto às entidades de direito para a materialização desse desiderato.
Solicitaram, também, a construção e reabilitação das vias primárias, secundárias e terciárias da circunscrição, para facilitar a circulação de pessoas e bens, assim como a expansão da rede eléctrica e a construção de sistemas de abastecimento de água potável nas comunas.
Ao usar da palavra, a primeira secretária provincial do MPLA em Cabinda, Suzana de Abreu, disse que os problemas que afligem os munícipes de Belize são conhecidos e o Governo está a trabalhar para solucioná-los.
O município de Belize tem uma população estimada em mais de 24 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Miconje, Luali e Sede. JFC/JL