Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Missão Evangélica do Chilume ganha escola primária de sete salas de aula

     Educação              
  • Huambo • Sábado, 05 Outubro de 2024 | 17h04

Bailundo – A Missão Evangélica do Chilume, a três quilómetros a Sul da vila municipal do Bailundo, província do Huambo, conta desde hoje, sábado, com uma escola primária, para albergar 315 alunos, em sete salas de aula.

O empreendimento, oferecido pelo general João Pereira Massano à Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) foi inaugurado pelo governador da província do Huambo, Pereira Alfredo.

A escola, construída numa área de 941, 78 metros quadrados, possui, entre outros, um departamento administrativo, uma biblioteca, sala de informática e sala dos professores, posto policial, biblioteca, auditório para 100 pessoas e uma quadra polidesportiva.

A instituição de ensino/aprendizagem, construída desde 11 de Agosto de 2022, dispõe, igualmente, de uma residência para o director e outra para os professores, tendo sido baptizada como “Escola missionária Reverendo Abraão Ngulo, Chilume – Bailundo”, em homenagem ao primeiro pastor negro congregacional em Angola.

O acto, testemunhado por individualidades civis, militares, religiosas e tradicionais, ficou marcado com a distribuição de material didáctico aos alunos.

  Na ocasião, o secretário da IECA na província do Huambo, Reverendo Gilberto Jamba Nduduma, agradeceu o gesto do general João Pereira Massano, por contribuir para o crescimento harmonioso das crianças da localidade que até sexta-feira estudavam em condições precárias.

Dirigindo-se à comunidade do Chilume, o religioso apelou, em língua nacional umbundu, para a preservação do empreendimento que vai servir, também, para as próximas gerações.

Na sua intervenção, o general João Pereira Massano disse tratar-se uma obra feita para durar e que em nada fica a dever ao que se ver um pouco pelo país e quiçá pelo mundo, pois construída com sentimento de gratidão para com a população da localidade do Chilume, com a qual tem uma ligação histórica.

Assinalou que atribuição do Reverendo Abraão Ngulo à escola resulta do facto de ter sido um símbolo e uma referência para as várias gerações de angolanos que participaram os quatros cantos desta imensa e maravilhosa Angola.

Por sua vez, o governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, felicitou o general João Pereira Massano por ter realizado o sonho das crianças da localidade do Chilume, com a construção de um empreendimento moderno, com o objectivo de melhorar as condições de ensino/aprendizagem.

 

O governante encorajou o oficial general das Forças Armadas Angolanas a prosseguiram com a mesma missão, augurando que as empresas que o apoiaram sejam, doravante, os embaixadores da província do Huambo, para que mais projectos do género possam surgir em outros municípios.

O sector da Educação matriculou no ano lectivo 2024/2025, um total de 101 mil 310 alunos, da iniciação ao II ciclo, que estudam em 123 escolas, sendo 108 primárias, 12 do I ciclo, uma do II ciclo do ensino secundário e dois institutos técnicos e profissional, assegurados por mil 361 professores.

Iniciada a 11 de Novembro de 1880, justamente na Missão Evangélica do Chilume, no reinado do Rei Ekuikui II, a IECA na província do Huambo possui 79 pastores, num total de 122 pastorados, mil 187 congregações, mil 199 diáconos e diaconisas, mil 187 catequistas, num universo de 215 mil 614 fiéis, com templos em todos os municípios desta parcela do Planalto Central do país.

A fundação da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) deve-se aos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller.

Foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Com sede em Luanda e representada em todo o país, a IERCA conta, nesta província, com cinco sínodos locais: Bailundo, Caála, Dondi, Elende e Huambo. ALH

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+