Dundo - A secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, defendeu, esta sexta-feira, no Dundo, a necessidade de se implementar cursos de engenharia de Geologia e Minas na província da Lunda-Norte, para atender a demanda do mercado.
Actualmente, a província da Lunda-Norte conta com 42 empresas ligadas ao subsector dos diamantes, que fazem exploração industrial e semi-industrial.
A escassez da mão-de-obra qualificada na província, obriga as empresas a importar quadros de outros pontos do país e no exterior, para corresponder a demanda.
De acordo com Dalina Brangança que respondia às inquietações apresentadas pelos jovens no encontro de apresentação do Plano Estratégico da Juventude , “faz todo sentido que os jovens locais sejam formados numa área em que a província possui um potencial enorme para que possam ter oportunidades de emprego”.
Por outro lado, realçou que a resolução de algumas questões apresentadas pela juventude da Lunda-Norte , são transversais e não dependem exclusivamente do Ministério da Juventude e Desportos.
Assegurou que estão em agenda encontros com vários órgãos ministeriais, onde serão discutidas as preocupações dos jovens das 18 províncias, para se encontrar soluções concretas.
Disse que o acto de apresentação pública do Plano Estratégico de Desenvolvimento integral da Juventude (PEDIJ), visa congregar a voz dos jovens angolanos para uma direcção de harmonia e participação inclusiva nos processos de formulação e decisão das políticas públicas voltadas para esta franja.
Segundo a responsável, o PEDIJ é um instrumento que permitirá a materialização das políticas do Estado para a juventude e através dele, atender as grandes preocupações dos jovens ligadas a educação, formação técnico-profissional, emprego, habitação, empreendedorismo, entre outras.
Acrescentou que com o processo de recolha de contribuições realizado nas 18 províncias, o Ministério da Juventude e Desportos quer elaborar e remeter para a aprovação, um Plano Estratégico que corresponda de facto, as aspirações dos jovens angolanos.
A elaboração deste plano, prosseguiu, vai permitir uma actuação mais objectiva dos diferentes actores, nas questões concreta da juventude, de acordo a cada realidade.
Sem revelar datas, informou que depois da Lunda-Norte, será realizado um encontro nacional na capital do país, Luanda. HD