Talatona- O novo ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Albano Vicente Lopes Ferreira, disse, nesta terça-feira, em Luanda, que pretende dar continuidade aos projectos de melhoria do sistema de ensino superior público e privado.
O governante que falava à imprensa, no final da cerimónia de entrega de pastas, prometeu exercer as funções de forma articulada, para garantir que a implementação dos programas e projectos em curso, possam ser uma realidade.
Disse que projectos como as avaliações dos cursos administrados, intervenção a nível das infra-estruturas, suporte laboratorial, melhoria dos currículos, reforço da docência e qualificação dos docentes serão prioritários no seus mandato.
Para o ministro, a melhoria do ensino superior em Angola é uma questão profunda e transversal, que uma vez concluída, pode melhorar o quadro nacional de formação, do ponto de vista do engajamento institucional.
Referiu que as necessidades de reformulação do sistema de formação podem estar direcionadas ao desenvolvimento actual do país que demanda de um número grande de cursos técnicos, envolvendo as engenharias, tecnologias, artes e a matemática.
“ É preciso fazer progressos graduais e sólidos em tempo certo e a nossa precpectiva será, dar passos cuidadosos e seguros, mas porém sólidos e firmes”, referiu.
Quanto os trabalhos de investigação, Albano Vicente referiu que as instituições que têm criados projectos de investigação, precisam melhorar e aumentar, tanto em número, como em qualidade, de maneira a responder as necessidades da comunidade académica.
O novo ministro Albano Vicente foi nomeado na última quarta-feira, 20 de Novembro, em substituição da Ministra Paula de Oliveira.MAG