Dundo – A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, reiterou esta terça-feira, que o Estado angolano continuará a operar reformas que propiciam a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nas universidades, visando a formação de quadros qualificados.
Intervindo na cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do campus universitário do Dundo, na província da Lunda Norte, a governante lembrou que as universidades devem entregar ao país, quadros com qualificações adequadas e com capacidade de contribuir no desenvolvimento sustentável de Angola.
Por isso, prosseguiu, os investimentos que se estão a fazer em infra-estruturas, vão de encontro a necessidade de propiciar um ambiente adequado para os estudantes, docentes e investigadores, de modo a que todo o processo de ensino e aprendizagem esteja devidamente enquadrado num ambiente digno para uma instituição do ensino superior.
Apesar das dificuldades de vária ordem, com realce para a económica, o Estado angolano e seus parceiros, têm estado a criar condições materiais e humanas, capazes de melhorar as condições de trabalho dos docentes, através da construção de novas infra-estruturas, quer para o ensino, quer para a investigação científica.
A expansão do ensino superior em todo país, que ocorreu a partir do momento que houve o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, em 2009, fez com que o país contasse em todas as provínciais com instituições deste nível, evitando que os cidadãos se concentrem em Luanda para se superarem academicamente.
Por outro lado, enalteceu a disponibilidade da Endiama EP, em financiar a construção do campus universitário do Dundo, apelando outras empresas a seguirem o exemplo, no âmbito das suas responsabilidades sociais, para o desenvolvimento do país em todos os domínios.
Sublinhou que a construção do campus universitário do Dundo é parte da materialização das perspectivas do Governo angolano para o desenvolvimento, a longo prazo, do ensino superior.
O campus universitário do Dundo, com 74 salas de aula, será construído em 24 meses, numa área de 19 mil metros quadrados, no distrito urbano do Mussungue, vai albergar as faculdades de Direito e de Economia, da Universidade Lueji A'nkonde
Orçado em 50 milhões de dólares norte-americanos, o campus comportará um edifício da reitoria, duas salas para julgamentos simulados, residências para estudantes e docentes, bibliotecas, auditório, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
O projecto financiado pela Endiama EP., vai albergar anualmente mais de três mil alunos nos cursos de Direito e Economia, numa primeira fase.