Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosario Bragança, recomendou esta quinta-feira, em Luanda, maior interação e cooperação entre o governo e as instituições do ensino superior, para melhorar a investigação científica no país.
Falando à margem do primeiro Conselho Nacional de Ciências, Tecnologia e Inovação, a governante pediu mais envolvimento nas melhores práticas de ensino, incluindo a investigação dos temas a serem apresentados nas aulas.
Para si, o docente universitário é por inerência um investigador, pelo que não deve descurar da pesquisa dos temas antes da sua abordagem nas aulas.
“A investigação pode concorrer para desenvolver e apoiar a inovação das tecnologias", ressaltou a governante no certame que visa analisar as políticas e programas de fomento e promoção da investigação cientifica, desenvolvimento tecnológico e inovação.
O evento aborda temas como a proposta de regulamento de avaliação do desempenho do investigador científico do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação e o resultado da recolha de indicadores de ciência, tecnologia e inovação.
O encontro agrega profissionais do ministério, de instituições do ensino superior, entre outros. JAM/OHA